Business -

Como estruturar as primeiras ações na implementação de um programa de diversidade racial

8 de Outubro de 2021

Em aula gratuita, especialista aponta os maiores erros que as empresas cometem quando o assunto é mão de obra negra

A diversidade racial virou pauta nas grandes empresas. Prova disso são os programas de trainee exclusivos para profissionais negros, como o segundo deste tipo recentemente anunciado pelo grande varejista Magazine Luiza.  Nas pequenas e médias empresas, a discussão não chega com tanta força, mas a implementação de políticas inclusivas pode ser rápida. Estima-se que negócios que incentivam a diversidade racial têm retorno financeiro, em média, 35% maior que a média nacional de sua área de atuação, segundo pesquisa da internacional McKinsey.

 

Mas será que as organizações estão atentas também para reduzir o turnover e reter talentos negros? Quais são os cinco erros mais comuns que empresas cometem quando o tema é diversidade racial? A professora de Responsabilidade Social e Diversidade Juliana Kaiser, especialista em ESG, dá uma aula gratuita sobre este tema no próximo dia 20/10, pelo zoom, para apresentar o Curso “Diversidade racial – antirracismo para além das hastags”, que acontece dias 27/10, 03/11, 10/11, 17/11, das 19h30 às 21h30. 

No curso, Juliana Kaiser pretende abordar as questões socioeconômicas diretamente ligadas à vida das pessoas negras no Brasil, chamando atenção, entre outros pontos, para a composição etnicorracial dos colaboradores de uma empresa, uma vez que as corporações costumam enviar apenas um formulário pedindo que as pessoas se  autodeclaram negras sem antes fazerem uma sensibilização sobre o tema. 

Utilizar a linguagem correta, contratar pessoas negras para o time de Comunicação e outras estratégias são fundamentais para atingir o melhorar o employer branding das empresas focando na comunicação antirracista, além da atenção ao treinamento do RH das empresas para a realização de processos seletivos focados em pessoas negras. Também faz parte da estratégia desenhar ações de acolhimento e de inclusão dos times diversos.

- A estratégia de diversidade racial começa com o primeiro passo. Sensibilizar a alta liderança é o início de uma longa jornada que precisa ser desenvolvida dentro de uma estratégia de negócio, afirma Juliana.

Inscrições para a aula gratuita em: https://contato1631575772.kpages.online/diversidaderacial

Mais informações: (21) 98129-3686

Comentários
Assista ao vídeo