Cultura - Educação

De D. Pedro I à João Goulart: saiba mais sobre o Dia do Professor 15/10

15 de Outubro de 2021

Entenda a história da data comemorativa e feriado escolar que celebram esta nobre profissão muito discutida no Brasil

Por Pedro Felício

Em 1963, João Goulart oficalizava o dia 15 de Outubro como lei nacional e data comemorativa o Dia do Professor, celebrando e prestando homenagens à imagem de algo que é considerado uma das mais importantes profissionais do mundo. Porém, a história vai muito mais a fundo, sendo que no Brasil comemoramos no dia 15, embora o dia mundial do professor ocorre no dia 5 do mês de Outubro e foi criado pela UNESCO e pela OIT em prol da comemoração da criação do estatudo do professor, criado em 1966. Porém, neste texto, iremos focar no Brasil e em como se deu a construção final deste dia.

Começando nos tempos do império, mais especificamente 1827, Dom Pedro l, até então imperador do Brasil, criou o Ensino Elementar através de uma lei imperial que obrigava as "Escolas de Primeira Letra" (atualmente, Ensino Fundamental 1) a ensinar os conceitos básicas que aprendemos até os dias de hoje como leitura, escrita e cálculo. Este processo se deu no dia 15 de Outubro daquele ano, um dos motivos para a escolha desta data. 

Viajando mais pra frente, mais de um século depois da criação da lei de Ensino Elementar, em 1948, na cidade de Piracicaba SP, o professor Salomão Becker propõs algo que, ele e seus colegas educadores no Ginásio Caetano de Campos já estavam discutindo: fazer uma parada estratégica nos serviços, pois o período letivo, por ser extenso e duradouro, era muito desgastante (para professor e aluno) e também poderia atrapalhar na organização das atividades educacionais. O professor decidiu então o dia 15 de Outubro como sendo o escolhido para fazer essa "pausa", mas também para comemorar, já que eles faziam uma confraternização na escola. Desde aquele dia, Becker prometeu um encontro anual nesta mesma data e a noticia se espalhou pelo Brasil inteiro, até chegar em Santa Catarina.

O que se comemora no Dia do Professor? Tudo sobre o 15 de Outubro

E, finalmente, foi em terras sulistas que nossa data especial foi se oficializar legislativamente por uma mulher que carrega uma figura muito importante na história da educação e é lembrada até os dias de hoje, Antonieta de Barros. Antonieta foi, simplesmente, a primeira mulher negra eleita no Brasil (deputada estadual de SC), revolucionando a politica na sua época. A mulher também foi jornalista e professora e possui um extenso currículo e bibliografia. Foi então que ela, baseada na repercussão que foi o caso do interior de São Paulo, instituiu oficialmente a lei de número 145 que proclamava o dia 15 de Outubro como data comemorativa e feriado escolar no estado de Santa Catarina.

Quem é Antonieta de Barros, primeira deputada negra que criou o Dia do  Professor

Foi só em 1963 que, João Goulart, junto ao ministro da educação daquela epoca Paulo de Tarso, oficializou a data 15 de Outubro como feriado escolar por todo território nacional, através do Decreto Federal Nº 52.682: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

*Atualmente, o Brasil está na 64ª posição no ranking de educação formulado pelo IMD World Competitiveness Center e em posições baixas também em outros tipos de ranking (como por exemplo, 54ª posição no PISA ou 43ª posição no TOEFL). Além disso, a taxa de evasão escolar média no Brasil é de 36,5% (a taxa muda se analisarmos estadualmente, como a Bahia que lidera o ranking de evasão por jovens, com 57,1%) e, também, mais da metade dos adultos brasileiros não concluiram o Ensino Médio (51,2%),

Comentários
Assista ao vídeo