Cultura - Música

USP Filarmônica retorna ao palco do Theatro Pedro II ao lado da Orquestra Jovem da Alma

19 de Outubro de 2021

Concerto gratuito e aberto ao público acontece na próxima terça-feira (26), às 20h

A USP Filarmônica retoma sua série de concertos mensais em uma apresentação especial, aberta e gratuita, no palco do Theatro Pedro II, na próxima terça-feira (26), às 20h, junto com a Orquestra Jovem da Academia Livre de Música e Artes (Alma).

A apresentação conta com obras de Bach, Glazunov, Bartók, Holst e Brouwer, e performance dos solistas Ramon Tavares Feitosa (violino), Gustavo Silveira Costa (violão) e Elizeu Moreira (violino), sob regência do maestro convidado Lucas Eduardo da Silva Galon.

Este será o primeiro concerto aberto ao público desde o início das medidas sanitárias de isolamento social para conter a disseminação da Covid-19. Para a retomada, serão oferecidos 500 lugares, que estarão demarcados e distribuídos estrategicamente para cumprir os protocolos vigentes.

“Para nós é uma alegria poder retomar as apresentações com público e receber o calor do aplauso. Passamos momentos difíceis nos últimos dezenove meses e devemos este retorno à política de vacinação, que avançou e vem salvando vidas. Esperamos poder contar com a colaboração de toda a sociedade para avançar ainda mais e trazer de volta a vida artística da região de Ribeirão Preto”, comenta Lucas Galon, maestro convidado e diretor artístico da Alma.

Os ingressos serão distribuídos de forma gratuita no dia do concerto, a partir das 10h, na bilheteria do Theatro, que fica na Rua Álvares Cabral, 370, no Centro de Ribeirão Preto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-8111.

Programação

Neste retorno, os músicos da USP Filarmônica e da Orquestra Jovem da Alma apresentam as obras Concerto para violino nº 1, de Johann Sebastian Bach, Tema e variações para orquestra de cordas, de Aleksandr Glazunov, Danças Folclóricas Romenas, de Béla Bartók, Suíte Brook Green, de Gustav Holst e Beatlerianas, de Leo Brouwer.

“Concentramos o programa em três grandes “B”s: Bach – Bartók – Brouwer. Do grande mestre Bach, teremos seu consagrado concerto para violino e orquestra em lá menor, em que temos um contraponto com novas formas de expressão, onde o instrumento solista se contrapõe à orquestra. Em Bartók, temos uma peça simples, mas ao mesmo tempo singular, que reinventa o folclore romeno na atmosfera da música de concerto, sem que se perca a energia típica das danças populares. Já em Brouwer, temos um belíssimo concerto para violão e orquestra de cordas, com releitura das famosas canções dos Beatles”, conta Lucas.

Convênio USP – Alma

Com uma parceria que já dura seis anos, o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), por meio de suas atividades de extensão, encontrou na Alma um complemento para formação e aperfeiçoamento de alunos de música. Durante todo o período do convênio, liderado pelo professor Dr. Fernando Corvisier, foram realizados inúmeros concertos, óperas e festivais, com benefício a centenas de alunos de ambas as instituições, inclusive com ingresso de dezenas de alunos da Alma nos cursos de música da USP.

Em 2021, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo ProAC - Programa de Ação Cultural, do Governo Estadual, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera - Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Álcool; Sinfonia – GasBrasiliano, Suíte - Supermercados Savegnago, Tereos e Usina Vertente; Ária – Santa Helena Indústria de Alimentos S/A. Além disso, a Alma conta com patrocínios da Ambient – Serviços Ambientais de Ribeirão Preto, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados.

Serviço

Concerto USP Filarmônica e Alma

Data: 26/10

Horário: 20h

Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 – Centro de Ribeirão

Ingressos:  No dia do concerto, a partir das 10h, na bilheteria do Theatro

Informações: (16) 3977-8111

Comentários
Assista ao vídeo