Business - Agronegócio

Setor agropecuário pode contribuir pode contribuir com a economia verde

27 de Outubro de 2021

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participa do lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde. O evento coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia foi nessa segunda, dia 25.

Tereza Cristina destacou as ações da pasta que ela comanda para transformar o agronegócio no principal fator do desenvolvimento de uma economia verde no país.

Apontado pela ministra como uma das mais ambiciosas políticas públicas agropecuárias do mundo, o Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado de ABC+, também entrou em pauta. 

O caminho é os empreendedores participarem da formulação das propostas de desenvolvimento verde e ficarem atentos às práticas e à estrutura necessária para manter a produtividade com conduta ambientalmente correta. E qualquer situação envolvendo infraestrutura de produção passa, necessariamente, por tratores, colheitadeiras, preparos usados nos pulverizadores a jacto e outros equipamentos e recursos tecnológicos.

Vale uma atenção especial de fabricantes e dos usuários de veículos e equipamentos que operam em áreas agrícolas. A meta do ABC+ é reduzir a emissão em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário com a adoção de tecnologias de produção sustentável. 

Então convém incluir nas pesquisas modelos de maquinários menos poluentes. O uso em larga escala de pulverizador autopropelido, arados, semeadoras, etc. depende de um veículo para fazer a tração. Novos tempos requerem novas medidas e nova postura.

Comentários
Assista ao vídeo