Business -

Inadimplência atinge 5,84 milhões de empresas em setembro, revela Serasa Experian

4 de Novembro de 2021

Segmento de Serviços registra participação recorde, representando 51,7% dos negócios negativados

A inadimplência alcançou 5,84 milhões de empresas em setembro deste ano. O aumento de 0,1% em comparação a agosto foi impulsionado, principalmente, pelos negócios de todos os portes do setor de Serviços, que representou a maior parcela dentre os negativados (51,7%). Em relação ao mês anterior a participação desse segmento cresceu 0,5 ponto percentual, atingindo um número recorde na série histórica do índice, iniciada em 2018. Confira mais informações no gráfico e tabela abaixo.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existe um conjunto de motivos que podem ter ocasionado o crescimento da inadimplência em setembro. “Com uma maior inflação e a alta da taxa de juros, os empresários são impactados direta e indiretamente. Primeiro pelo encarecimento dos insumos necessários para manter o próprio negócio funcionando, depois, pela sensação de incerteza gerada aos consumidores, que cortam ou priorizam gastos, enfraquecendo o fluxo de caixa das empresas”. Rabi ainda comenta que, “depois de quatro meses com quedas consecutivas na inadimplência, essa expansão, mesmo que leve, pode ser o prenuncio de um cenário mais complicado daqui até o final do ano”.

5,34 milhões de negócios com o nome no vermelho são MPEs
Agosto de 2021 registrou 5.339.564 micro e pequenas empresas inadimplentes. No mês seguinte, setembro do mesmo ano, esse número cresceu para 5.341.462. A análise por segmento mostra que, diferente do setor de Serviços que teve alta de 0,1%, os negócios das áreas de Comércio e Indústria obtiveram melhora, ambos com queda de 0,1%. Além disso, a região Sudeste foi a única a marcar retração, essa de 0,2%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Comentários
Assista ao vídeo