Viver - Saúde

Câncer de próstata: especialistas alertam para a importância da retomada de cuidados com a saúde

5 de Novembro de 2021

Alerta é para que os homens não deixem de realizar os exames de rotina; somente no Brasil em 2020, 30% dos casos de câncer masculino foram de próstata segundo levantamento do INCA (Instituto Nacional do Câncer)

Levantamento do Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata sejam registrados no Brasil em 2021. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade , já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. "Muitos homens já chegam no meu consultório com a doença em estágio avançado", afirma Dr. Carlo Passerotti, urologista e coordenador do Centro de Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, lembrando que muitos diagnósticos ficaram represados nos últimos meses por causa da pandemia de Covid-19.

O crescimento observado nas taxas de incidência do câncer de próstata no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida da população. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria , porém, evolui de forma lenta (cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida.

O estudo PURE (Prospective Urban Rural Epidemiology), que no Brasil é coordenado pelo Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, avaliou as causas de mortalidade no mundo por meio da análise de 162.534 participantes de xx países seguidos por quase 10 anos. Nessa pesquisa verificou-se que a incidência de câncer vem crescendo no Brasil e já é responsável por 26% de todos os óbitos no país. O estudo revelou ainda que o câncer representou a segunda causa mais comum de óbito, antes da Covid-19, e claramente pode se tornar a principal causa de morte no mundo dentro de poucas décadas. Em 2020, cerca de 30% dos casos de câncer masculino foram de próstata, segundo levantamento do INCA (Instituto Nacional do Câncer)

Novas drogas e avanços no tratamento

Cirurgia para extração do tumor de próstata, radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia são, atualmente, as opções de tratamento mais eficazes para esse tipo de câncer. O oncologista Dr. Ariel Kann, do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, reforça que a estratégia terapêutica é definida pelas equipes médicas de acordo com as características dos tumores e das condições clínicas de cada paciente. Os profissionais do Centro participam de forma ativa de pesquisas de novas medicações e terapias para garantir o avanço contínuo da ciência oncológica, além da introdução dos mais modernos tratamentos ao alcance dos pacientes.

Uma das drogas desenvolvidas recentemente é o PSMA-177Lu, procedimento utilizado para tratar o câncer de próstata metastático. Aprovada pela Anvisa em 2019, é indicado para pacientes com carcinoma da próstata resistente à castração, com metástases ósseas, locorregionais, linfonodais e viscerais. "É considerado como ótima alternativa terapêutica, bastante eficaz na redução de volume do tumor, na melhora da qualidade de vida, na diminuição de dores ósseas e das complicações das metástases, com queda do PSA , que é O antígeno prostático específico, usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. em até 60% dos pacientes", explica o oncologista.

A técnica consiste em utilizar uma molécula com alta afinidade pela PSMA, uma proteína que aparece em grande quantidade nas células do câncer de próstata. Para o diagnóstico, essa molécula se une a um elemento químico radioativo, o gálio-68, que brilha em uma exploração com tomografia PET (por emissão de pósitrons). Para o tratamento, a mesma molécula se une a outro elemento químico, o lutécio-177, que emite uma radiação local capaz de matar as células cancerosas. É como disparar primeiro uma flecha com uma lâmpada e depois outra flecha com uma pequena carga explosiva.

Diagnóstico Precoce salva vidas

Hospital Alemão Oswaldo Cruz alia inovação oncológica com medicina diagnóstica para o câncer de próstata

O Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está intensamente envolvido em pesquisas clínicas com protocolos locais e mundiais, e oferece o que há de mais moderno e eficaz em termos de medicina diagnóstica e tratamentos oncológicos. Além disso, conta com um Centro de Cirurgia Robótica composto por uma equipe de cirurgiões amplamente qualificada para a realização de cirurgias robóticas com o robô Da Vinci SI, que oferece imagens FULL HD com resolução 1.080 pixels e permite que os acessos cirúrgicos sejam realizados apenas com uma incisão, de menor extensão, reduzindo desta forma o tempo de internação e permitindo ao paciente retomar suas atividades mais rapidamente.

A Instituição conta também com equipamentos de última geração para o diagnóstico cada vez mais precoce dos tumores prostáticos, como a ressonância magnética de 3 Tesla, aparelho que realiza exames até 25% mais rápido, além de contar com uma melhor resolução de imagens. Além disso, o Hospital disponibiliza biópsia com fusão de imagens, que une a imagem da ressonância com a do ultrassom, permitindo a localização de lesões bem pequenas, de 2-3 mm. Outro teste, mais moderno, é o PET-CT com marcador de PSMA, que auxilia na avaliação sistêmica e possibilita avaliar a localização da doença, ou seja, se o tumor está localizado somente na próstata.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 124 anos de atuação, é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Aparelho Digestivo. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) - principal agência mundial de acreditação em saúde -, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4,5 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Comentários
Assista ao vídeo