Colaboradores -

O luto a longo prazo: como lidar?

5 de Novembro de 2021

Além da morte de quem se ama, a perda de um emprego ou o fim de um relacionamento também podem desencadear o luto

Se existe uma única coisa de que todos nós temos certeza na vida é sobre a morte. É claro que ninguém quer perder quem se ama, mas a vida sempre encerra o seu ciclo. É natural que o cônjuge, parentes e amigos de quem se foi se sintam tristes e melancólicos. Mas não há mal que dure para sempre.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Sara Andreia Turcatto Elias, as pessoas encaram a morte ou a perda de um emprego e até objetos de forma distinta. Contudo, o "prazo" do luto, dura em média, de três meses a um ano.

"Quando perdemos algo ou alguém que amamos, é natural que o luto apareça. Inclusive é necessário vivenciar o luto, para que a perda seja superada. O problema é quando o luto se estende por muito tempo e trava outras áreas da vida. Nestes casos, é preciso buscar ajuda profissional para alcançar a superação", diz.

A seguir, a especialista abordar os tipos de luto, e como as pessoas reagem a eles.

LUTO POR MORTE

A morte, apesar de esperada, nunca é bem recebida. Ninguém quer perder uma pessoa que ama. O luto por morte costuma ser o mais doído, e dependo da relação que existia entre o entre falecido e quem está de luto, a sensação pode amenizar, mas em muitos casos, nunca é esquecida.

"No caso de mães e pais que perdem os filhos, por exemplo, a dor abranda, mas o ente que se foi sempre será lembrado, principalmente em datas comemorativas como o aniversário da pessoa, ou ocasiões em que toda a família se reúne, como o Natal. Sempre vai ficar a sensação de que está faltando alguém ali".

Com o passar do tempo, se o luto for bem vivenciado e entendido, ficarão as lembranças boas daquele lente que se foi.

LUTO POR EMPREGO

Há muitas pessoas que, quando perdem o emprego, se veem sem chão. "Imagine uma pessoa que trabalha durante 20, 30 anos em uma empresa, e acaba sendo desligado... É uma relação tão longa, que se assemelha a um casamento. Além disso, é comum moldar hábitos da vida, como moradia, adequar a rotina da casa, dos filhos. Quando a pessoa se vê desemprega, tem até a sensação de que perdeu a identidade".

LUTO POR SEPARAÇÃO

Na separação de casais, costuma haver frustação: os dois indivíduos fizeram planos juntos, construíram uma vida conjunta. Quando se separam, há um misto de sentimentos, como raiva do par, frustração por "não ter conseguido fazer o relacionamento dar certo", entre outros.

"Nestes casos, é preciso entender que os indivíduos têm desejos e aspirações independentes e diferentes. Nem sempre o término significa falta de amor, mas que ambos decidiram seguir caminhos diferentes".

COMO LIDAR COM OS SENTIMENTOS?

Em qualquer vivência de luto, o indivíduo deve viver e entender as emoções. "Quando o ser humano perde algo, tem a tendência de procurar explicações (por que isso aconteceu comigo?), culpados (perdi o emprego por causa do gerente novo!), ou sentir culpa (eu deveria ter dedicado mais tempo para a pessoa que faleceu!)".

Em todos os casos, a psicóloga recomenda dar um tempo a si mesmo para internalizar tudo que aconteceu e buscar uma rede de apoio para encarar os momentos tristes, além de não ignorar a dor.

"Passe um tempo na companhia de amigos e familiares. Jamais se isole! Fazer exercícios físicos, manter-se saudável e buscar atividades e hobbies prazerosos também são boas opções para superar o processo de luto".

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

Comentários
Assista ao vídeo