Business -

Primeiro semestre de 2021 revela 49,2% das dívidas de empresas pagas em até 60 dias

10 de Novembro de 2021

Empreendedores seguem priorizando os pagamentos essenciais e setor de Utilities tem a maior representatividade na recuperação de dívidas

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, no primeiro semestre deste ano, o percentual de dívidas pagas pelas empresas em até 60 dias depois da negativação foi de 49,2%. A série histórica do levantamento mostra que esse foi o maior número desde 2018, quando o índice marcou 46,3%. No entanto, o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, pondera que “o movimento positivo de quitação de dívidas pode ter sido impulsionado pelas linhas de crédito governamentais disponibilizadas às empresas. Ainda assim, é importante analisar o contexto, pois com as consequências da pandemia e a alta da inflação, bem como da taxa Selic, a quantidade de negócios inadimplentes também cresceu diante aos semestres anteriores”. Confira abaixo as informações completas no gráfico.

Na análise que mostra em quais setores as empresas contraíram suas dívidas, o indicador semestral revelou que, 60,4% das contas recuperadas em até 60 dias depois da negativação, vieram do segmento de Utilities. De acordo com Rabi, “o dado evidencia a necessidade de priorização dos empreendedores que buscam, primeiramente, estar em dia com contas que, quando não pagas, podem atrapalhar ou até impossibilitar o funcionamento dos negócios”. Veja no gráfico a seguir os dados na íntegra.

O recorte por região registrou números positivos em todo o Brasil. A região Norte teve destaque, com percentual de 53,5% das dívidas negativadas pagas em até 60 dias. Em seguida estão o Nordeste (51,6%), Sul (51,0%), Centro-Oeste (48,8%) e Sudeste (46,8%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Serasa Experian e Sebrae lançam iniciativa de auxílios às MPEs
A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma Aprenda, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasasebrae.com.br

Comentários
Assista ao vídeo