Business -

Pedidos de recuperação judicial crescem 5,3% em outubro, revela Serasa Experian

17 de Novembro de 2021

Os negócios do setor de Serviços foram os principais responsáveis pela alta

O Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, registrou em outubro deste ano 60 pedidos de recuperação judicial. Um crescimento de 5,3% no comparativo com o mês anterior, quando o índice marcou 57 requisições. A maior parte dessas solicitações vieram das empresas do segmento de Serviços. Juntos, em sequência, estão o Comércio e a Indústria e, por último, o setor primário. Confira os dados na íntegra na tabela abaixo.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os empreendedores continuam enfrentando os desafios do cenário econômico atual. “A sequência de elevações da taxa Selic, que visa frear o crescimento da inflação, acaba encarecendo as despesas financeiras das empresas dentro de um contexto de enfraquecimento da retomada econômica”. Rabi também explica que, “as linhas de crédito disponibilizadas pelo Pronampe especificamente aos micro e pequenos negócios são de grande auxílio, mas não são suficientes para que vários empreendedores consigam contornar a crise”.

A análise por porte apontou que, apesar da melhora em outubro deste ano, as micro e pequenas empresas continuaram liderando os pedidos de recuperação judicial. Em seguida estão os médios negócios, que tiveram aumento no mês a mês e os grandes, que se mantiveram com a mesma quantidade. Veja as informações completas na tabela a seguir.

Solicitações de falências registram aumento em setembro
No comparativo entre setembro e outubro de 2021, as requisições de falências aumentaram de 75 para 99, um crescimento de 32,0%. No mês a mês, todos os segmentos tiveram alta nos pedidos, exceto o Primário, que caiu de um para zero. O setor de Serviços teve a maior participação, passando de 48 para 60 solicitações. O Comércio foi de 10 para 21 e a Indústria de 16 para 18. Na análise por porte os micro e pequenos negócios também lideraram as requisições de falências, com 58 pedidos. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian e Sebrae lançam iniciativa de auxílios às MPEs
A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma Aprenda, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasaesebrae.com.br

Comentários
Assista ao vídeo