Colunistas - Rodolfo Bonventti

Manchete produziu um remake da novela “Antonio Maria”, mas o resultado foi ruim

23 de Novembro de 2021
Antonio Maria - Dedina Bernardelli, Renato Borghi e Ana Rosa

Disposta a disputar audiência e o público noveleiro com a TV Globo, a TV Manchete aproveitou o sucesso da minissérie “Marquesa de Santos” para investir em um novo horário de teledramaturgia, o das 18h30, com um remake do grande sucesso “Antonio Maria”, que havia arrebatado o público em 1968, na TV Tupi.

O próprio autor do original, Geraldo Vietri, foi contratado pela TV Manchete para preparar o remake, que estreou em 1º de julho de 1985, mas alterações propostas pelo autor na atualização da novela acabaram por transformar a produção em um dos maiores fracassos da emissora no campo da teledramaturgia.

Vietri acabou com o suspense do original já no primeiro capítulo, ao mostrar Antônio Maria Alencastro Figueroa como um refinado aristocrata português que resolve fugir de uma mulher ciumenta e possessiva e vem se esconder no Brasil, onde aceita um emprego como motorista particular do Dr. Adalberto Dias Leme, dono de uma cadeia de supermercados. Esse era o grande segredo do original, pois ninguém sabia nada sobre o passado misterioso daquele galante e culto português.

O remake de “Antonio Maria” também contava com um galã português legítimo, o ator Sinde Felipe, um ilustre desconhecido do público brasileiro, que embora fosse um grande ator, teve certa rejeição inicial do público, principalmente os mais velhos, que se lembravam do astro Sérgio Cardoso ganhar o posto de primeiro ator da TV Tupi ao se caracterizar brilhantemente como o português Antonio Maria.

No principal papel feminino, o de Heloisa Dias Leme, anteriormente vivido muito bem por Aracy Balabanian, estava agora a atriz Elaine Cristina, outro grande nome que vinha da TV Tupi, mas que apesar do bom trabalho, não conseguiu formar uma dupla romântica comnSinde Felipe que chamasse a atenção das telespectadoras.

Com mudanças constantes no seu roteiro original com Wálter Negrão para a TV Tupi, Geraldo Vietri também se desentendeu com parte do elenco, e tudo isso contribuiu para que a novela acabasse sendo um grande fiasco e o resultado foi baixa audiência e uma produção que ficou muito a desejar.

A novela foi uma parceria com a RTP – Rádio e Televisão Portuguesa, e além de Sinde Felipe, tinha também no elenco a atriz e cantora portuguesa Eugênia Melo e Castro, que ficou com o papel anteriormente entregue para a cantora, atriz e fadista Amália Rodrigues.

Com 126 capítulos e direção do próprio Geraldo Vietri, o remake contou no elenco também com Jorge Cherques, Myriam Pérsia, Paulo Ramos, Renato Borghi, Ana Rosa, Tarcísio Filho, Jacqueline Laurence, Adriana Figueiredo, Daniel Barcellos, Dedina Bernardelli, Lídia Mattos, André Felipe, Guilherme Correa, Felipe Wagner e Glória Cristal.

Comentários
Assista ao vídeo