Cultura - Arquitetura

Ambiente da CASACOR 2021 trouxe projeto de casa inteligente para público com mais de 60 anos

24 de Novembro de 2021

Espaço Studio 60+ chamou a atenção para mecanismos adaptados capazes de tornar as moradias mais seguras, visando o bem-estar a longo prazo

Neste ano, a CASACOR, que é considerada a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, contou com um ambiente inteligente, prático para atender às necessidades de moradores com mais de 60 anos. O projeto, que ficou aberto à visitação até o dia 15 de novembro, chamou a atenção para mecanismos adaptados capazes de tornar as moradias mais seguras, visando o bem-estar a longo prazo dos idosos.

Foto: Divulgação

O Studio 60+, mostrou que o setor da construção civil precisa se atentar e buscar formas de se capacitar, pois é necessário um olhar especial para questões como acessibilidade, praticidade, segurança e funcionalidade no imóvel. O ambiente teve justamente o objetivo de auxiliar arquitetos, engenheiros e designers de interiores a desenvolverem e despertarem essa visão nesse processo, trazendo o pioneirismo e a inovação.

Um dos primeiros ambientes do circuito CASACOR 2021 Ribeirão Preto, o espaço ilustrou exatamente o que seria uma casa planejada para o envelhecimento ativo, autônomo e independente. Os cômodos destacaram-se por adotar conceitos de telemedicina e saúde conectada e também abriu as portas do amanhã com um robô de telepresença.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Elenco Associados e o médico geriatra Paulo Formiguieri, (do Departamento de Geriatria do HCFMRP/Hospital Amigo do Idoso, da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia e embaixador da Aging 2.0 Ribeirão Preto, que fomenta iniciativas para melhorar a qualidade de vida no envelhecimento), e conta com palestras e workshops, além de soluções inovadoras no ramo residencial, aliadas à tecnologia.

Dr. Paulo Formiguieri | Foto: Divulgação

O geriatra ressaltou a importância do projeto atender as necessidades da população idosa e proativa: “Projetos como esse são importantes para comunicar tanto para os profissionais quanto para o público visitante que é possível pensar em moradias que mantenham a qualidade de vida, a individualidade, a independência e o protagonismo, independentemente da idade”. Dentre os desenvolvedores da iniciativa, constam também o bioengenheiro Norton Mello, a arquiteta e urbanista, professora da Usp, Maria Luisa Bestetti e a arquiteta Mariana Chao, parceiros do projeto Aging 2.0.

A empresária Luciana Pompei, presidente da Elenco acrescentou que a proposta do ambiente foi desenvolvida pensando em um envelhecimento ativo com muito mais autonomia e independência. “É uma proposta de moradia wellness com planejamento de funcionalidades e segurança domiciliar”.

Luciana Pompei, presidente da Elenco | Foto: Divulgação

Robô de Telepresença

O ambiente Studio 60+ contou com um robô de telepresença que possibilita a conexão com as pessoas com áudio e vídeo de forma interativa e humanizada, podendo ser acessado remotamente. Com funções que auxiliam o idoso em atividades e compromissos como lembrar de medicações e consultas médicas, ele facilita a comunicação entre os idosos e seus familiares, além de ajudar a preencher situações de isolamento e solidão que muitos idosos atravessam no dia a dia.

Robô de telepresença | Foto: Divulgação

Empresas parceiras

Para tirar o ambiente conceito do papel e tornar o Studio 60+ uma realidade, a Elenco contou com a parceria de 21 empresas que toparam de imediato fazerem parte do projeto. “Cinco empresas da Elenco são fornecedoras oficiais da CasaCor 2021: Automundi, Copav, Espaço+, Incomum Casa e Jardim e Máxima Gourmet. Mas, não poderíamos deixar de citar as outras empresas que, depois de conhecerem o projeto, se encantaram e se envolveram com a proposta de levar ao conhecimento de mais pessoas a importância de olharem para esse nicho e não mediram esforços para junto com a Elenco Associados, somar nessa história. São elas: Ambiental, Babá, Cristófani, Del Lama, DVB, Eletrolinea, Kaza Primory, Luminá, Nobre Arte, Maxiar, Novittá, Passalacqua, Patton, Sittas, Viaforma e Vidacor.

Sobre a Elenco

A Elenco é uma associação fundada por empresários de Ribeirão Preto, em 08 de agosto de 2008, sem fins lucrativos. Tem como público principal, Arquitetos, Designers de Interiores, Decoradores, Paisagistas e Engenheiros. Atualmente com 37 empresas associadas, o objetivo é proporcionar bons relacionamentos e negócios para movimentar o mercado de Ribeirão Preto e região. A associação faz isso por meio de soluções inteligentes e inovadoras na forma de produtos e serviços voltados para os diversos segmentos da construção civil.

As empresas associadas são: Ambiental Consultoria e Paisagismo, Atlantida Technology, Automundi, Babá Mat. Construção Ltda, Blue Sol Energia Solar, Calê - Roupa da casa, Casa Nobre Fechaduras e Esquadrias, Cila Decor Espaço Moldura, City Iluminação, Copav, Cristófani Madeiras, Del Lama Acabamentos, DSilva Cozinhas e Dormitórios, DVB Vidros, Eletrolinea Materiais Elétricos, Espaço +, Espaço Deca – Valmac, Espaço Zen e Lazer, Espadari Esquadrias, Incomum Casa e Jardim, Irajá Materiais para Construção, Kaza Primory, Kitchens, Líder Interiores, Luminá, Marmoraria Nobre Arte, MaxiAr, Máxima Gourmet, Mundial Pedras e Telhas, Novittá Decor, Passalacqua Decor, Patton Fechaduras, Riolax, Sittas, TudoHouse, Viaforma Mobiliário Corporativo e Vidacor Tintas.

Comentários
Assista ao vídeo