Cultura - Educação

Nem todo psicopata é um assassino

24 de Novembro de 2021

Advogado e ator Arthur Santileone estuda assunto pelo viés clínico e jurídico desde 2014 e entrega narrativa ficcional sobre lado B do transtorno

Esqueça o senso comum e deixe a mente livre para encarar a verdade em Legado de História e Imaginação: nem todo psicopata é assassino. Algum deles pode ser seu marido, esposa, primo distante ou colega de trabalho. Quem afirma é o advogado, ator e escritor Arthur Santileone, que estuda desde 2014 a psicopatia voltada ao Direito e levou para a literatura todo o conhecimento sobre o transtorno.

Renan e Ozias, protagonistas deste suspense, são dois psicopatas com visões de mundos diferentes, um quer apenas ver o circo pegar fogo e o outro deseja viver em paz na sociedade. Tais formas de lidar com o transtorno são reveladas ao longo narrativa – tudo começa com um atentado de arma química no ginásio de um condomínio de luxo, crime que ganha maior proporção ao longo das páginas.

Os detalhes da ambientação contribuem para o suspense criado pelo escritor. O condomínio fictício Windpark Club, onde se passa grande parte da obra, foi criado originalmente para ser cidade cenográfica de um filme. Após a morte do cineasta durante as filmagens, a produção foi cancelada e o lugar foi comprado por um milionário que manteve o cenário de 1960 para atrair moradores e turistas. Apenas o uso de smartphones, tablets e relógios digitais, citados durante a trama, fazem o leitor compreender que a história se passa nos tempos atuais e não em 1960, como sugere a descrição dos ambientes.  

Escrito em formato de roteiro, Legado de História e Imaginação fez o caminho inverso: geralmente os textos cinematográficos da indústria audiovisual são lançados em livro após o longa-metragem ir ao ar. Arthur Santileone brinca com a linha tênue entre o real e imaginário e deixa o leitor na dúvida se realmente o roteiro chegou a ser gravado e, por algum motivo, nunca foi visto pelo público.

FICHA TÉCNICA
Título:Legado de História e Imaginação
Autor: Arthur Santileone
ISBN: 978-65-89952-14-5
Páginas: 208 páginas
Formato:  14x21cm
Preço físico: R$ 39,90
Preço eBook: R$24,99
Link de venda: Amazon

Sobre o autor: nascido em Campinas - SP em 1993, Santileone é ator premiado internacionalmente, escritor e um fotógrafo curioso. Bacharel em Direito, formado pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI - RN), publicou seu livro 'Direito Penal brasileiro e Psicologia Jurídica: uma análise sobre os casos de Psicopatia" com base na sua monografia de conclusão de curso.

Comentários
Assista ao vídeo