Cultura - Educação

5 livros sobre carreiras para presentear no final do ano

30 de Novembro de 2021

Leituras que acrescentam em conhecimento para presentear no Amigo Secreto, Natal e outras ocasiões especiais

Querer crescer na carreira é algo natural e muito desejável para profissionais que têm ambições nesse ano novo que se apresenta em breve. 

Foto: Unplash

Uma das coisas mais prazerosas e efetivas que um profissional pode fazer por seu desenvolvimento profissional é ler livros interessantes com assuntos que se relacionem com sua carreira. Aqui trazemos cinco sugestões bem diferentes entre si, mas todas parecidas no fato de serem excelentes para abrir a cabeça de profissionais para grandes oportunidades de crescimento. 

São ótimas sugestões para presentear amigos, colegas de trabalho e familiares nas festas de final de ano. Confira!

  • Dedique-se de Coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara - Howard Schultz (Buzz Editora, 336 páginas) 

Howard Schultz é o empresário fundador da rede Starbucks e atual presidente emérito da mesma empresa. Segundo a Forbes, está entre as trinta pessoas mais ricas dos Estados Unidos. Foi indicado para o prêmio “Businessperson of the Year” da revista Fortune em 2011 por suas iniciativas positivas e impactantes na economia e no mercado de trabalho. Dori Jones Yang é jornalista e escritora. Trabalhou por mais de quinze anos para a prestigiosa revista norte-americana Bloomberg Businessweek, na qual exerceu as funções de repórter, articulista e editora-chefe. Atualmente mora em Bellevue, Washington.

Ele escreveu Dedique-se de Coração  (de Howard Schultz, Buzz Editora) onde conta como uma empresa pode ser construída de maneira diferente e pode, sim, funcionar com o coração, nutrir a alma e ainda dar lucros. As dicas não servem apenas para quem quer empreender. Qualquer pessoa com ambições de crescimento na carreira pode se beneficiar do livro.

  • Carreiras Exponenciais: Torne-se o protagonista da sua própria jornada profissional e multiplique suas oportunidades na Era digital: Volume 1 - Eberson Terra (Alta Books, 256 páginas)

A pandemia alterou para sempre o mundo corporativo, desafiando ainda mais quem busca ser protagonista da própria jornada. A leitura de Carreiras Exponenciais ajuda muito a, de forma prática, ajudar a repensar, mapear e planejar cada passo do seu caminho profissional. 

Este livro apresenta uma nova forma de enxergar e desenvolver habilidades fundamentais para quem busca ascensão em um mundo cada vez mais plural e menos linear. Afinal de contas, em qualquer ramo que se decida atuar, viver na Era Digital demandará um novo conjunto de competências, reveladas pelo autor ao longo de seis dimensões que se unem em torno do bem mais precioso para qualquer ser humano: sua trajetória de vida. Eberson Terra é um executivo com quase duas décadas de experiência na área de educação, tecnologia, processos e gestão de projetos, além de LinkedIn Top Voice.

  • Comece por Você: adapte-se ao futuro, invista em você e transforme a sua carreira - Ben Casnocha (Alta Books, 252 páginas)

A concorrência por empregos é acirrada em nível global. O pacto empregado-empregador chegou ao fim e a estabilidade no emprego é coisa do passado. Não está fácil pra ninguém. Se seu objetivo é ter uma leitura que ajude a se posicionar melhor na concorrência, esta é uma boa opção.

Aqui, o cofundador e presidente do LinkedIn, Reid Hoffman, e o premiado escritor e empreendedor Ben Casnocha mostram como acelerar o ritmo de sua carreira no mundo competitivo de hoje. As dicas são muitas. A saída é administrar sua carreira como se fosse uma startup. A internet alterou profundamente a arquitetura dos negócios e da sociedade, e o livro mostra como viver, aprender e prosperar em um mundo que se organiza em redes.

  • Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário - Elisa Tawil (Maquinaria Editorial, 192 páginas)

A ideia de se ter um patrimônio ainda está fortemente vinculada ao legado de uma figura masculina – afinal, a própria palavra deriva de pater, ou pai em latim. Em Proprietárias, a autora chama a atenção para um assunto crucial quando se fala em equidade de gênero: a conquista da independência da mulher através do setor imobiliário.

Com uma linguagem acessível, o livro apresenta argumentos e dados que comprovam que criar e gerir o próprio patrimônio proporciona autonomia para a mulher e oferece um caminho para que ela se liberte de situações de violência e opressão doméstica, além de abrir as portas para um mercado mais original, diversificado e lucrativo, que contempla e impacta o futuro das mulheres e a prosperidade do setor no Brasil.

Elisa Tawil é a idealizadora, co-fundadora e líder do movimento Mulheres do Imobiliário, colunista da Revista HSM Management, do Imobi Report e Exame Invest e produz e apresenta o podcast Vieses Femininos.

  • Como Elaborar um Plano de Carreira para ser um Profissional Bem-Sucedido - Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (Atlas Editora, 225 páginas)

Este livro é um convite para que você tire o plano de carreira do campo das ideias e, por meio de uma metodologia prática elaborada pelo autor, possa estruturá-lo e aplicá-lo de maneira eficiente para seu crescimento profissional. O livro (de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, Editora Atlas) traz dicas preciosas para quem não se contenta com pouco.

Em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e seletivo, o livro traz dicas para que você saia da insegurança e incerteza quanto à definição de seu caminho profissional, tornando-se protagonista de sua própria história, apto a elaborar e aplicar seu plano de carreira e se tornar um profissional de destaque, pronto para competir e ser bem-sucedido.

Elisa Tawil é LinkedIn Top Voices e TEDxSpeaker. Mentora, consultora estratégica de negócios, podcaster pelo Vieses Femininos. Idealizadora e fundadora do movimento Mulheres do Imobiliário. Colunista na revista HSM, Imobi Report e EXAME Invest. Head de Growth e Onboarding Specialist na eXp Realty Brasil.

Eberson Terra é executivo da área da Educação, e um dos Top Voices do LinkedIn mais lidos no Brasil. Seu conteúdo foca no cotidiano do mundo corporativo, liderança, inovação e empreendedorismo. Durante sua trajetória profissional, Eberson Terra liderou times de mais de 2 mil pessoas e conquistou prêmios nacionais como o da Equipe Campeã do Reclame Aqui em 2016. Após um período sabático, decidiu se tornar consultor de negócios e transição de carreira. 

Comentários
Assista ao vídeo