Cultura - Educação

Psicóloga aborda diferentes formas de abuso em novo livro

30 de Novembro de 2021

Publicação também enfoca prevenção e possibilidades de tratamento a vítimas

A palavra abuso vem do latim abusus, que indica um comportamento inadequado, excessivo, contrário aos costumes e à harmonia. É a ação e o efeito de abusar, o que significa fazer uso incorreto, excessivo, injusto, impróprio ou indevido de algo ou de alguém. O livro ‘O que você precisa saber sobre abuso e tem medo de perguntar’, escrito pela psicóloga Cristiane Flôres Bortoncello e publicado pela Sinopsys Editora, tem como objetivo psicoeducar o leitor sobre os diferentes tipos de abuso que ocorrem na sociedade. Entre eles, negligência, abuso de autoridade, da força, de confiança, de direito, de posição dominante, sexual e psicológico.

Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre esse grave problema social, são abordados tópicos que caracterizam os abusos em diversos ambientes e populações mais afetadas, como crianças, mulheres e idosos. A leitura desse livro não é um tratamento, mas oferece ferramentas para diferenciar abuso e transtornos mentais, bem como possibilidades de prevenção e tratamento a vítimas que passam ou passaram por situações difíceis.

COLEÇÃO

A obra faz parte da coleção ‘O que você precisa saber sobre e tem medo de perguntar’, que traz em seus exemplares esclarecimentos sobre transtornos mentais que podem ser encontrados no ‘Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5)’. O abuso, mesmo não sendo um transtorno mental e não estar na lista do DSM-5, ocorre de forma frequente e preocupante e pode provocar transtornos mentais, além de traumas e problemas nas relações interpessoais, laborais e outros. Dessa forma, fez-se necessário incluir o tema na coletânea, para, assim, esclarecer e ajudar os leitores tanto na prevenção do abuso quanto no posterior tratamento de suas consequências.

Importante mencionar que existe grande dificuldade para quantificar em porcentagem e estatísticas os abusos que ocorrem diariamente, porque as vítimas encontram adversidades para fazerem denúncias, seja pelo medo, pelos traumas e outras consequências em torno do tema. E quanto mais se reprime esse sofrimento, mais consequências ele pode gerar. Hoje, com a evolução da psicologia, da psiquiatria e das pesquisas científicas, há tratamentos eficazes para quem passou por uma ou mais experiências de abuso. Isso é muito importante para prevenir outros transtornos psiquiátricos.

SOBRE A AUTORA

Cristiane é psicóloga e terapeuta com certificação pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC); professora de pós-graduação com experiência em atendimento de crianças, adolescentes, adultos, casais e família; ex-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS); especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo Instituto da Família de Porto Alegre (Infapa); mestra em ciências médicas – psiquiatria – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); e doutoranda em ciências da saúde na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Também possui formação em terapia de casal e especialização em terapia cognitivo-comportamental na infância e na adolescência pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC); formação em terapia do esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva (WP); treinamento intensivo em terapia comportamental dialética pelo Behavioral Tech/Linehan Institute Training Company e certificação em terapia racional-emotiva comportamental e terapia cognitivo-comportamental (Primary Certificate Practicum) pelo The Albert Ellis Institute (Certificação Internacional e Terapia Focada nas Emoções - Nível 1).

Comentários
Assista ao vídeo