Colunistas - Rodolfo Bonventti

Criativo, irreverente e com muito humor, assim era o programa Perdidos na Noite

14 de Dezembro de 2021

Em 03 de março de 1984, na pequena e modesta TV Gazeta, em um sábado à noite, estreava um dos programas mais lembrados até hoje na história da TV brasileira. Era o “Perdidos na Noite”, comandado pelo estreante Fausto Silva.
Os primeiros programas foram gravados no Teatro Brigadeiro, em São Paulo, e Fausto Silva vinha do rádio, onde era bastante conhecido do grande público paulista. A ideia era fazer um programa na base do improviso, sem ter um roteiro muito bem definido, e que dependia muito do carisma e da criatividade do apresentador.

Menos de um ano após a sua estréia, o programa já estava na TV Record e com o triplo de audiência, apesar da crítica especializada fazer uma série de ressalvas para a atração. O público, ao contrário, se divertia cada vez mais com a irreverência e a interatividade com a plateia que Fausto Silva provocava a cada semana.

O inusitado já começava nas chamadas do programa levadas ao ar pela TV Record que diziam: “Espelho, espelho meu, existe algum programa pior do que o meu?”. No período em que ficou na TV Record, mais de um ano, o programa passou a ser gravado no Teatro Záccaro, na capital paulista.

O cenário precário dava lugar a possibilidade de improvisar cada vez mais, e Fausto Silva provou que é muito bom nessa área. Ele brincava com a plateia, com os políticos brasileiros e com os convidados que participavam do programa.

O sucesso na audiência era cada vez maior, e em 1986, a atração passou a ser exibida pela TV Bandeirantes, o que permitiu que o programa fosse exibido em todo o Brasil e ganhasse repercussão nacional. O programa, na Bandeirantes, deu mais espaço também para o humor comandado pela dupla Tatá e Escova.

Com direção de Goulart de Andrade, o “Perdidos na Noite” só saiu do ar porque o sucesso do programa junto ao público jovem, e de Fausto Silva como apresentador e animador chamou a atenção da Rede Globo de Televisão, que fez uma proposta irrecusável e levou Faustão para as tardes de domingo da emissora.

Nos dois anos que esteve na tela da TV Bandeirantes, o programa se tornou “cult” e levantou índices que a emissora nunca mais conseguiu obter. A última exibição do “Perdidos na Noite” foi ao ar no dia 28 de dezembro de 1988, e dois meses depois Fausto Silva virava o
comandante do “Domingão do Faustão”.

A Bandeirantes tentou ressuscitar o programa em 2004, com JoséLuiz Datena no comando, mas os planos não passaram de um programa piloto que nunca foi para o ar. Mas até hoje, os direitos do nome do programa pertencem à emissora.

Comentários
Assista ao vídeo