Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memória - Wálter D’ávila (29/11/1913 – 19/04/1996)

3 de Janeiro de 2022

Um dos maiores comediantes brasileiros

Walter D'Ávila em A Praça da Alegria. | Foto: Internet

Walter D’Ávila nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 29 de novembro de 1913, e desde garoto gostava de comédias e percebeu que tinha jeito para fazer humor, assim como a irmã Ema D’Ávila, com quem muitas vezes trabalhou na TV e nos palcos.

Wálter D'Ávila no inicio da carreira | Foto: Internet

Ele começou a carreira em 1935, na Rádio Sociedade Gaúcha de Porto Alegre, e veio para o Rio de Janeiro no final dos anos 1940. Fez parte de vários espetáculos do Teatro de Revista, que nessa época era a grande porta de entrada para os novos atores.

Wálter e Ema D'Ávila no inicio da carreira na TV Record | Foto: Internet

Foi também para o Cinema onde se destacou em muitas comédias de boas bilheterias, com destaque para “Noites Cariocas”; “Prá Lá de Boa”; “Fogo na Canjica”; “Família Lero-Lero”; “Carnaval em Lá Maior”; “Na Corda Bamba”; “É a Maior” e “Três Colegas de Batina”.

Wálter D'Ávila, Marina Freire e Elisio em A Família Lero Lero de 1953 | Foto: Internet

Com a irmã Ema D’Ávila, também uma grande comediante, ele atuou nos melhores programas de rádio e de televisão nas décadas de 1960 e 1970. Ele começou na Rádio Nacional e depois esteve na Rádio Mayrink Veiga, ambas no Rio de Janeiro.

Wálter D'Ávila e Consuelo Leandro em cena de No Mundo da Lua de 1958 | Foto: Internet

Na Televisão, o talento de Wálter D’Ávila começou a se destacar na década de 1960, quando ele participou de importantes programas humorísticos como “Praça da Alegria”; “Chico Anysio Show”; “Domingo Alegre”; “Times Square” e “A Cidade Se Diverte”.

Manoel da Nobrega e Wálter D'Ávila em Praça da Alegria | Foto: Internet

Um dos seus personagens mais conhecido foi o Seu Obturado, aquele que ouvia uma piada, não entendia nada e depois, em seguida, dava uma explicação estapafúrdia, o que provocava gargalhadas do público.

Considerado um dos maiores comediantes brasileiros, Wálter D’Ávila também se destacou na TV na novela “Feijão Maravilha” e na “Escolinha do Professor Raimundo” vivendo o personagem Baltazar da Rocha, ambas as atrações na TV Globo.

Foto 1: Wálter D'Ávila em cena de Feijão Maravilha de 1979 | Foto 2: Walter D´Ávila na Escolinha do Professor Raymundo | Fotos: Internet

Perdemos o grande comediante em 19 de abril de 1996, aos 82 anos de idade, vítima de câncer na próstata.

Comentários
Assista ao vídeo