Cultura - Educação

Premiada roteirista do filme Menino Maluquinho estreia na literatura

18 de Janeiro de 2022

Maria Gessy Sales lança uma bioficção sobre Miguel de Cervantes partir de pesquisa que fez para a TV

Uma ideia que surgiu em uma pesquisa para o especial de TV sobre Dom Quixote. Assim nasceu Eu, Miguel de Cervantes - memórias livro de estreia da escritora e roteirista premiada Maria Gessy Sales. 

“Ao ler sobre o autor fiquei fascinada sobre sua vida cheia de lances dramáticos, reviravoltas do destino, paixões intensas, além de uma confiança inabalável no seu talento e da sua obstinação de se tornar um escritor de sucesso”, compartilha.

Antes de lançar seu primeiro livro, Maria Gessy era roteirista e, junto com o amigo Ziraldo, trabalhou no premiado filme “O Menino Maluquinho” e “Uma Professora Muito Maluquinha”. Mais sobre essa parceria e a vida literária da roteirista está na entrevista a seguir.

Como foi seu processo de pesquisa? Quanto tempo levou para escrevê-lo?

Iniciei as pesquisas em 2010. Foi um processo muito extenso e demorado. Miguel de Cervantes possui uma das maiores fortunas críticas conhecidas. Li o máximo de estudos sobre sua vida, sobre os personagens históricos com os quais se envolveu e a época histórica que lhe coube viver.

Quais curiosidades sobre o autor de Dom Quixote o leitor encontrará no livro?

Cervantes é um típico fidalgo espanhol do século XVI, que muito jovem se envolve num duelo de espada e é obrigado a fugir do país. Surge então um Cervante heroico e aventureiro que luta com bravura na batalha de Lepanto e, prisioneiro dos turcos por 5 anos em Argel, tenta a fuga quatro vezes para libertar a si aos seus companheiros.

Por que entre tantos gêneros decidiu escrever este?

Talvez pela minha formação profissional. Como roteirista me especializei em escrever sobre cultura e arte, com ênfase na literatura. Um romance histórico envolve muita pesquisa o que sempre fez parte do meu processo de trabalho e também personagens reais. 

Qual é a principal mensagem que a obra traz aos leitores?

A de Cervantes como um homem íntegro, audacioso, apaixonado, aventureiro, que nos dá exemplos de grande coragem e heroísmo.

A senhora é uma roteirista premiada e agora pretende apostar na carreira de escritora. Por que decidiu mudar o rumo da carreira?

Sempre gostei de exercer minha profissão de roteirista, centrada em temas culturais e literários. Na verdade, só me veio a vontade de escrever um livro porque a vida de Cervantes me fascinou a tal ponto que eu quis repassar diretamente para o maior número possível de pessoas esse meu encantamento.

A senhora foi roteirista, junto com o seu amigo Ziraldo, do premiado filme O Menino Maluquinho e de Uma Professora Muito Maluquinha. Conte um pouco da sua relação com o escritor?

Conheci Ziraldo quando ele, junto com outros jornalistas, escritores e artistas gráficos editavam o Pasquim, início da década de 80. Fui pedir autorização para usar uma HQ do seu Pererê para minha segunda série didática de português. Nasceu aí uma amizade e uma parceria profissional que dura até hoje.

Quais são seus próximos projetos literários?

O livro já escrito sobre Miguel de Cervantes aborda da infância até o início da maturidade quando se fecha um ciclo de sua vida. Estou escrevendo a continuidade que vai até sua morte. É sobre um Cervantes desiludido com tudo o que havia acreditado até então. Mas, é desse homem cético que nasceu Dom Quixote, como ajuste satírico e bem humorado com suas próprias crenças e vivências do passado.

Sobre a autora: Sobre a autora: Maria Gessy de Sales formou-se em línguas neo-latinas pela PUC/RJ.  É roteirista, junto com o amigo Ziraldo, do premiado filme O Menino Maluquinho e Uma Professora Muito Maluquinha. Autora do libreto da Ópera O Menino Maluquinho, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, temporada de 2015. É roteirista premiada de séries de documentários literários e culturais durante mais de três décadas em que atuou com roteirista da TVE/RJ. Atuou como freelance escrevendo documentários para FBL Produções. A série Artistas Plásticos Brasileiros foi transmitida pelo canal Arte 1 e ainda hoje pode ser vista pelo Curta. Nas décadas de 1970 e 1980, escreveu duas coleções de livros didáticos de Língua e Literatura Portuguesa, pelas editoras Brasil e Ática.

Comentários
Assista ao vídeo