Informes -

A História das Hashtags

26 de Janeiro de 2022

Hashtag é um termo associado a tópicos que podem ser pesquisados em redes sociais, inserindo o símbolo do “jogo da velha” (#) antes da palavra, frase ou expressão. A hashtag permite que todas as publicações em redes sociais que usem uma mesma hashtag possam ser mais facilmente encontradas.

Foto: Pixabay

A hashtag foi inicialmente usada no ano de 2005 pelo jornalista brasileiro Wander Verch na rede social Orkut, com a ideia de criar tópicos para as publicações. Posteriormente, o designer social Chris Messina é creditado por ter produzido a primeira hashtag do Twitter em 23 de agosto de 2007, após postar o seguinte tweet.  A primeira hashtag popular se manifestou em tweets que usaram a palavra-chave #sandiegofire, para disseminar informação relacionada com incêndios florestais que ocorreram em outubro de 2007 em San Diego no sul da Califórnia

No Instagram, as hashtags fazem com que outras pessoas que não te seguem encontrem seus posts. “Além de atrair seguidores, ajudam a ampliar a visibilidade do conteúdo e atraem pessoas que estão interessadas no seu tema, ou seja, seu público-alvo”, relata Sergio Borges, gerente de uma agência de marketing digital em São Paulo, a Web Digital Marketing.

Usuário têm a opção de seguir hashtags, o que pode aumentar significativamente o engajamento com posts que usam as hashtags certas, conseguindo quase que “seguidores indiretos” para certos tipos de conteúdo.

Elas também podem ser usadas na construção de campanhas ou estarem associadas à um determinado assunto, como a cobertura do #Oscar, por exemplo.

O uso da # em um post faz com que o buscador da rede social entenda que aquele conteúdo se refere à determinado assunto, acontecimento, campanha ou debate e permite que o post marcado seja entregue para todos os que buscarem pela hashtag.

Comentários
Assista ao vídeo