Colunistas - Rodolfo Bonventti

O universo de Guimarães Rosa chega em 1985 ao horário nobre da TV Globo

11 de Fevereiro de 2022

A ideia foi do autor Wálter George Durst e do diretor Wálter Avancini: transformar em uma minissérie, para a TV Globo, a complexidade narrativa da principal obra do consagrado autor Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”.

Logo da abertura da novela "Grande Sertão Veredas" | Foto: Reprodução

O que parecia ser “quase” impossível virou realidade em alguns meses, com a adaptação de Durst, José Antônio de Souza e Avancini, e com direção do próprio Avancini e de Luiz Fernando Carvalho. A minissérie “Grande Sertão: Veredas” estreou em 18 de novembro de 1985, no horário das 22 horas, e ficou quatro semanas no ar.

Os índices de audiência foram expressivos, mesmo se levando em conta que a linguagem da minissérie era muito diferente daquela que o público estava acostumado, mas o romance “proibido” do jagunço Riobaldo com o (a) jovem Diadorim, agradou ao público pela forma como foi sendo contada toda essa saga sertaneja.

Os cenários, figurinos e as caracterizações dos personagens seguiram à risca o ambiente áspero do sertão nordestino, e esse impacto no público era visto como um dos principais entraves para o sucesso da adaptação da obra de Guimarães Rosa. E aqui toda a equipe de produção da minissérie merece elogios pela fidelidade com que toda a história foi para o ar.

Wálter Avancini fez a escolha certa na dupla central, e Tony Ramos como Riobaldo e Bruna Lombardi como Diadorim, travestida o tempo todo como um jovem jagunço, foram um dos pontos altos da minissérie, comprovando o talento de Tony para qualquer tipo de personagem e consagrando Bruna como uma atriz que merecia mais e melhores oportunidades na TV.

Bruna Lombardi e Tony Ramos em Grande Sertão: Veredas, 1985. | Foto: Bazilio Calazans/Globo.

“Grande Sertão: Veredas” foi uma experiência extremamente arrojada, que precisou de mais de 3 meses de gravações em pequenos lugarejos em Minas Gerais e na Bahia, sem qualquer externa gravada no Rio de Janeiro.

A minissérie também foi muito bem em vendas para o exterior, tendo sido apresentada em quase todos os países da América do Sul e ainda nos Estados Unidos, na França e em Portugal.

No elenco, destaque para Tarcísio Meira como Hermógenes, o líder dos jagunços; Rubens de Falco como Joca Ramiro, além de Taumaturgo Ferreira, José Dumont, Arnaldo Weiss, Yoná Magalhães, Ney Latorraca, Wilson Fragoso, Eduardo Abbas, João Signorelli, Sebastião Vasconcellos, Rogério Márcico, Ana Helena Berenger, Reinaldo Gonzaga, Carlos Gregório, Mário Alimari, Ivan Setta, Mário Lago, Maria Helena Velasco e Castro Gonzaga, entre muitos outros.

Confira imagens do elenco abaixo, na Galeria de Fotos:

Comentários
Assista ao vídeo