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As 5 principais tendências de SEO em 2022 para sua estratégia de marketing

11 de Fevereiro de 2022

 

A inovação é essencial para a sobrevivência das marcas e prosperará em 2022. O termo SEO pode significar “Search Engine Optimization”, mas preferimos considerá-lo “Search Engine outsmart”.

Inovar à frente da concorrência por meio da utilização de novas estratégias é essencial para sustentar e crescer em um momento de mudanças sem precedentes.

1 — SEO na página e conteúdo de qualidade

A que exatamente se refere o conteúdo de qualidade? Conteúdo de qualidade pode significar coisas diferentes para várias pessoas. O que é importante em SEO é o que o Google define como conteúdo de alta qualidade? 

O Google classifica as páginas de acordo com a capacidade do conteúdo de atender às necessidades (ou o NM) que o site atende. O conteúdo de qualidade é importante inclusive em estratégias de tráfego pago.

Portanto, o Google sempre sugere escrever para seus usuários e, em seguida, eles identificam “Conteúdo de alta qualidade” como conteúdo que atende a um objetivo positivo e o alcança de maneira eficaz. Além disso, as páginas de alta qualidade incluem as seguintes qualidades:

  • Grau muito alto em perícia, autoridade e credibilidade (EAT).

  • Uma quantidade impressionante de conteúdo principal (MC) de alta qualidade com um título informativo ou útil.

  • Informações do site satisfeitas e/ou informações sobre quem é responsável pelo site. Se o site for destinado principalmente a compras ou transações financeiras, ele deve ter uma informação positiva do cliente em relação ao atendimento.

  • Uma reputação positiva para um site responsável pelo MC exibido na página. Reputação de quem criou o MMC mesmo que não seja idêntico ao do site.

Portanto, todo site deve conseguir realizar essas coisas:

  • Conseguir alinhar seu propósito com a intenção do usuário.

  • Escreva seu conteúdo para aderir aos modelos de autoridade, experiência e confiabilidade. Inclua depoimentos, certificações ou origine seu conteúdo e/ou inclua avaliações. Aqui estão algumas sugestões que você pode criar páginas para EAT

  • Conteúdo envolvente que chama a atenção dos clientes em todo o funil.

Existem vários fatores que o Google está examinando além de suas diretrizes de conteúdo, principalmente porque o dia sem cookies está se aproximando em 2022. 

Os profissionais de marketing confiarão mais nos dados dos primeiros para compreender a jornada dos usuários. Também é benéfico manter-se atualizado com as alterações do algoritmo do Google. 

A atualização do beija-flor, por exemplo, segmentava páginas com baixa qualidade ou sites com conteúdo limitado que apresentavam métricas de comportamento dos usuários ruins e não tinham um objetivo claro. 

Segundo o analista de SEO e CEO da Revista de Marketing Wagner Santos, é crucial otimizar e escrever seu conteúdo para ser relevante usando um modelo de processamento de linguagem natural gerado por ferramentas de SEO que permitem organizar tópicos e consultas comuns em grupos de palavras-chave.

2 — Análise de palavras-chave do concorrente

Este é certamente o ponto principal que você deve começar. O que você acredita que seus concorrentes são, pode não ser o mesmo que seus concorrentes? É uma excelente ideia dar uma olhada nas classificações dos mecanismos de busca dos seus três ou quatro principais concorrentes, bem como a autoridade do domínio.

É importante determinar como seu site se compara a outros sites para você poder estabelecer a base para criar uma estratégia de SEO lucrativa.

Coisas a considerar:

  • Examine a Autoridade de Domínio (DA) do seu site versus a (DA) da sua concorrência

  • O histórico de classificação do seu site

  • As classificações dos concorrentes do seu site e sua estratégia de palavras-chave

Além disso, não se esqueça de dar uma olhada nos rankings de palavras-chave em seu site.

Várias páginas do seu site podem estar prejudicando as palavras-chave na tentativa de classificar palavras-chave semelhantes e causando confusão nos mecanismos de pesquisa.

É importante considerar isso como uma prioridade máxima em 2022. Você também deve considerar quais páginas você gostaria de classificar para palavras-chave específicas e quais páginas poderiam ser melhor consolidadas ou removidas e redirecionadas.

3 — Conheça as atualizações de algoritmo do Google

Os Core Web Vitals foram fatores de classificação no ano passado, que tiveram grandes consequências para a experiência da página móvel. Em um futuro próximo, esperamos o lançamento de uma nova versão das páginas para desktop a partir de fevereiro de 2022. Portanto, devemos estar cientes da importância do Core Web Vitals tanto para desktop quanto para celular.

Outras atualizações recentes no algoritmo do Google que você deve conhecer incluem:

  • Atualização do beija-flor

  • Atualização do RankBrain

  • Atualização do BERT

Certifique-se de escrever claramente usando modelagem de tópicos relevantes. Novamente, não é tão novo, mas é mais crucial no presente do que nunca, já que os algoritmos do Google estão se tornando mais avançados com atualizações de IA, como o BERT.

Métricas de desempenho para determinar o conteúdo de qualidade:

  • Rankings e tráfego melhorados

  • Mais tempo gasto no local

  • Aumento de páginas por visita

  • Taxas de rejeição mais baixas

  • Maiores taxas de conversão

4 — Estratégias Técnicas de SEO e Indexação

Se o seu site não for indexado e rastreado pelo Google eficazmente, todo o trabalho duro que você dedica-lhe sai pela janela. Certificar-se de que seu site está configurado corretamente para ser bem-sucedido é essencial para o SEO.

Verifique o endereço do seu site usando o Google Search Console para identificar quaisquer problemas técnicos com seu site.

Coisas para olhar incluem:

  • Velocidade da página e outros insights

    • Faça uma varredura do seu site para ver a velocidade do insight da sua página. Utilize essas informações para melhorar a velocidade de carregamento de suas páginas.

  • Segurança

    • Verifique se o seu site tem um certificado SSL atualizado e não tem nenhum conteúdo misturado. Por exemplo, pesquise imagens que usam pelo menos um protocolo HTTP em páginas que são páginas HTTPS. Isso pode quebrar seu cadeado e ser uma possibilidade de remover seu site do índice de pesquisa.

  • Dados estruturados

    • O Google priorizou a inclusão de dados estruturados em seus sites para que seus spiders possam compreender melhor exatamente o que está acontecendo em sua página. Percebemos que eles estão se comunicando com os usuários por meio do Google Search Console.

    • Os dados estruturados também são conhecidos pelo nome de Schema Markup. Esse tipo de dados estruturados pode aumentar a probabilidade de seu site fornecer rich snippets de informações nos resultados de uma pesquisa. Os rich snippets se assemelham aos links do seu site que aparecem nos anúncios do Google que usam texto.

  • Canônicos incorretos

    • Vimos isso com bastante frequência no ano passado. Esse método é útil para reduzir o conteúdo duplicado causado por séries paginadas, mas pode ser prejudicial para as classificações do mecanismo de pesquisa do seu site quando você tem a tag canônica errada para a página principal do produto ou serviço. Por exemplo, se você alterou recentemente a versão do seu upgrade SSL para HTTPS enquanto sua tag canônica principal é a variante HTTP do site, este site não estará mais no índice.

5 — Pesquisa de vídeo e imagem

O número de usuários que procuram os resultados de imagem e vídeo do Google, este ano. De acordo com as estatísticas mais recentes sobre o uso de vídeo, esse vídeo é o principal recurso de informações usado por 66% dos usuários e há mais de 2 bilhões de usuários no YouTube. Otimizar suas imagens para pesquisa visual também será uma enorme possibilidade e deve ser o objetivo principal de melhorar a qualidade de suas fotos usando tags alt explícitas para suas imagens e dados estruturados que marcam suas fotos.

Um site bonito não terá nenhum significado se você não estiver criando seu plano de SEO. É crucial projetar seu site usando SEO em mente, pois seu site está no centro de todas as suas atividades de marketing digital. Aprenda sobre seus clientes e a jornada do comprador antes de criar seu site e as estratégias gerais de marketing online. Crie conteúdo de qualidade que seja relevante para as necessidades de seus clientes enquanto otimiza seu material para garantir relevância e conexão com seus clientes.

À medida que o SEO muda, mais ele permanece o mesmo. Não há mais preenchimento de palavras-chave ou estratégias de construção de links não profissionais. É hora de voltar ao caminho certo de criar páginas web de boa qualidade criadas por humanos. Ele conecta os pontos entre as demandas de seus clientes.

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