Viver - Beber e Comer

Dia de San Valentino no Terraço Itália

11 de Fevereiro de 2022

O dia do amor celebrado na Europa e Estados Unidos tem também um momento para chamar de seu no famoso restaurante paulistano

Treccia di bufala, um dos pratos do menu

Cada vez mais, datas internacionais entram para o nosso calendário, diante do apelo que têm e porque cresce também o número de estrangeiros e expatriados vivendo em nosso país. Halloween, Black Friday e celebrações do calendário judaico ganharam tração nos últimos anos gerando eventos, ativações e até menus e produtos especiais. Não é diferente com o Valentine’s Day – o dia de São Valentim, um santo devotado à causa do amor e que tem uma data para chamar de sua, em 14 de fevereiro. Esta tradição é comemorada em grande parte do mundo, notadamente Estados Unidos, Itália e Canadá.

No Terraço Itália, um complexo gastronômico que recebe gente de toda a parte do país bem como estrangeiros, cultua-se também a tradição do Valentine’s Day, embora em menor proporção se comparado com a mobilização do dia 12 de junho, nossa data nacional para celebrar o amor. Mesmo assim, o restaurante aposta no romance e cria um menu especial para celebrar esse sentimento que nunca sai de moda, durante o jantar com duas opções de antipasto, três opções de prato principal e uma tentadora sobremesa, além de uma taça de Chandon Passion para o casal, como cortesia.

O menu di San Valentino começa com Medalhão de lagosta, creme de aspargos e ova de salmão ou Trança de búfala com tomate italiano e pesto de pistache. Para o prato principal, pode-se escolher entre Triângulo recheado de vitela em creme de parmesão e funghi Porcini, ou Camarão à siciliana com risoto de açafrão, e ainda, Filet Mignon ao molho trufado com castanhas do Pará e gratin de batatas. Como fecho, o bolo velutado, com semifreddo de chocolate e sorbetto de pera. Preço: R$ 380,00 por pessoa.

Curiosidades sobre a data de 14 de fevereiro

A comemoração desta data remonta ao Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, ele desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

 E por aqui, qual é a nossa história?

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.  Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.

Sobre o Terraço Italia

Do alto de seus 160 metros de altura e com mais de 50 anos de História e tradição, o Terraço Itália é um marco na da cidade de São Paulo. Dotado de ambientes elegantemente decorados e atmosfera cosmopolita, é um verdadeiro complexo de lazer e eventos com o melhor da gastronomia italiana. Ponto turístico há mais de 5 décadas o Terraço recebe eventos de formatos e tamanhos variados. Entre os mais procurados estão as bodas por conta do cenário deslumbrante e do clima romântico da casa, essenciais para tornar o grande dia inesquecível.

Já para a realização de eventos corporativos é possível organizar e personalizar o evento de acordo com o briefing. Seja na Sala Nobre, harmoniosamente decorada e aberta sempre para jantares e almoços, ou na Sala São Paulo, com sua área externa privativa, ou então na charmosa Sala Panorama onde é possível flutuar sobre a cidade, ou ainda no clássico Piano Bar, o  Terraço têm toda a infraestrutura necessária para receber celebrações com capacidade de até 150 pessoas por ambiente.

Avenida Ipiranga, n°344 - 41° - Centro

São Paulo - SP

Reservas:  SP (11) 2189-2929

Formas de Pagamento: todos os cartões de crédito e débito

Estacionamento com manobrista

Comentários
Assista ao vídeo