Cultura - Arquitetura

Arquiteta dá dicas para quem quer ter uma cozinha residencial perfeita

17 de Fevereiro de 2022

Karolinna Venturi comenta sobre como elabora seus trabalhos com dicas para quem quer construir ou reformular a cozinha de casa

A funcionalidade é uma das características mais importantes na hora de planejar uma cozinha – sem deixar de lado, é claro, a beleza e o conforto. Um olhar criativo é importante nesse momento, para equilibrar funções enquanto desenha o ambiente. Desde a disposição de utensílios e chaves de luz até espaço para circular pela cozinha enquanto prepara alimentos precisam ser vistos com atenção. A arquiteta e designer Karolinna Venturi, que atua há mais de 15 anos nesta área, dá dicas e comenta as melhores maneiras de aproveitar ao máximo a cozinha, seja grande ou pequena.

O layout é a primeira etapa do planejamento. A cozinha é um ambiente com eletrodomésticos grandes e que precisa de muitas tomadas, então a disposição destes precisa ser bem calculada. “Em espaços maiores, uma regra básica é utilizar o ‘sistema triângulo’, como é chamado. Pia, geladeira e fogão ficam dispostos em três paredes diferentes, facilitando a organização e divisão”, comenta. Para espaços menores, a dica é outra: “O mais indicado é utilizar o ‘sistema linear’ com uma única parede agrupando os itens. Neste caso, é importante posicionar os eletrodomésticos do lado oposto do fogão, evitando que o calor danifique aparelhos”. Nos dois casos, há uma dica igual: a geladeira deve ficar o mais próximo da pia.

A mobilidade das pessoas na cozinha é outro passo essencial. “É impossível projetar uma cozinha sem imaginar a rotina dentro dela”, Karolinna discorre. “Além de levar em consideração os movimentos humanos, deve-se analisar todas as possibilidades relacionadas a abertura de portas de eletrodomésticos e armários. Tudo isso precisa constar no projeto para garantir uma circulação perfeita”.

Bancadas de cozinha são ótimas para funcionalidade e ainda criam a ambientação agradável, porém precisam ser muito bem pensadas. A designer de interiores afirma que as medidas ideais para bancadas de trabalho, em média, são 60 cm de profundidade e instaladas a uma altura entre 83 cm e 90 cm. “O indicado é que as bancadas sejam instaladas 5 cm abaixo da altura do cotovelo da pessoa que mais utiliza a área”, define. Já uma bancada de alimentação pode ter profundidade menor, entre 30 e 45 cm, para apoio de pratos e travessas. A altura leva em consideração as banquetas ou cadeiras – que precisam ter um espaço de aproximadamente 30 cm de distância da bancada. “A dica é testar muito antes de finalizar o projeto”, Karolinna conta.

Materiais e revestimentos

Durabilidade e resistência são dois fatores primordiais na hora de escolher os materiais e revestimentos para a cozinha. As pedras continuam sendo a melhor escolha para bancadas e cozinhas – e, no caso de área molhada que tenham contato direto com água, é bom que tenham rodapia (ou rodabanca) na parede. “O destaque fica para o granito. Os mármores são mais porosos e absorvem líquidos, manchando com facilidade”, revela a arquiteta. Uma tendência é a bancada de concreto polido, mas estas precisam ser impermeabilizadas.

Materiais lisos são os mais indicados para pisos e paredes, pela facilidade de manutenção. “Aqui também tratamos de materiais mais tradicionais, como porcelanatos, porcelanas e pedras”, explica.

A iluminação também demanda atenção especial. A designer comenta: “Por ser um espaço de trabalho que envolve utensílios e práticas que exigem certo cuidado, é muito importante que bancadas, pias e áreas utilizadas para corte de alimentos sejam muito bem iluminadas, com lâmpadas frias”. Ela indica ainda luzes direcionadas, focadas em determinadas superfícies que aumentem a iluminação dos espaços e evitando sombreamentos.

A escolha de armários vai além de aspectos estéticos. “Antes de tudo, trabalhe com profissionais especializados”, alerta Karolinna. Para armários superiores, por exemplo, é preciso pensar na ergonomia. “É indicado que a base do armário seja posicionada com altura de aproximadamente 1,45 m do chão, com um espaço de 50 cm a 60 cm entre a bancada e o começo da marcenaria. E para evitar batidas de cabeça, é ideal que o móvel tenha recuo de no mínimo 20 cm do início da bancada inferior”.

Quem pretende instalar prateleiras, versáteis e práticas, precisa pensar em quais itens serão armazenados nelas. “A partir daí, você pode pensar nas medidas ideais para instalar prateleiras e comportar tais utensílios”, explica a arquiteta. Ainda que a praticidade seja um ponto relevante na escolha entre armários ou prateleiras, a parte estética também é decisiva na hora de planejar a cozinha. “As pessoas têm aprendido a apreciar cada vez mais esse ambiente, a explorar mais a prática gastronômica, então combinar a funcionalidade com o conforto e beleza dá maior destaque à cozinha, estimulando a apreciação da arte de cozinhar”, completa Karolinna.

Comentários
Assista ao vídeo