Colaboradores - Tânia Voss

Lançamentos nacionais e turnês a caminho

11 de Março de 2022

Cantora Maria Alcina inicia a comemoração dos seus 50 anos de carreira com lançamento de duas músicas carnavalescas

Faixas Extravagantes Celestes e Rei Mandou em parceria com o músico Heitor D’alincourt estarão disponíveis nas plataformas digitais a partir de fevereiro. Em 2022 a cantora Maria Alcina celebra 50 anos de carreira e dando início nas comemorações a intérprete irreverente lança em parceria com o cantor Heitor D’Alincourt dois singles carnavalescos: Extravagantes Celestes e o Rei Mandou, ambos de autoria do músico Heitor D’Alincourt e Mug Guimarães, faixas produzidas por Cláudio Kote.

A ideia de ter Maria Alcina interpretando essas canções foi através do músico e pianista João Roberto Kelly, o rei das marchinhas, amigo de Heitor, que ouviu, gostou e aprovou as composições. Em uma conversa surgiu o nome de Maria Alcina para gravar as faixas. O convite foi feito e aceito pela cantora. O primeiro lançamento nas plataformas digitais está programado para a próxima sexta-feira, dia 25 de fevereiro, com a faixa Extravagantes Celestes, distribuída pela produtora e gravadora Kuarup.

O músico, cantor, compositor, diretor e roteirista Heitor D’Alincourt fez parte da banda A Tribo, grupo carioca que acompanhou o cantor Jorge Mautner em alguns shows e está retomando sua carreira musical. Em breve lançará seu novo álbum. A história de Maria Alcina começou na sua performática atuação no Festival Internacional da Canção (1972) e vencedora da parte nacional, eternizando a música Fio Maravilha, de Jorge Ben Jor. Na década seguinte, fez enorme sucesso com músicas retiradas do folclore, como Prenda o Tadeu e É Mais Embaixo. Como gosta de desafios, nos anos 90, a convite de Nelson Motta, participou de show em homenagem a Carmen Miranda, no Lincoln Center, em Nova York, com Aurora Miranda e Marília Pêra.

Em 2003, nova guinada ao lado de grupo eletrônico paulistano Bojo com a gravação do CD Agora, que amplia sua faixa de público. Juntos se apresentaram em importantes eventos para jovens como Com:tradição (São Paulo e Rio) e Abril Pro Rock (Recife/PE).

Com o álbum Confete e Serpentina (2009), venceu o Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Cantora Popular e Melhor Disco Popular. Nesse CD promove o encontro de várias gerações como Alberto Ribeiro (1902/1971) e Paulinho da Viola a nomes mais recentes como Roseli Martins, Wado e Moisés Santana. Em 2014 gravou o CD De Normal Bastam os Outros, com canções inéditas de Zeca Baleiro (Eu Sou Alcina), Arnaldo Antunes (De Normal), Karina Buhr (Cocadinha de Sal), Anastácia (Concurso de Bicho).

Em 2015 lançou DVD homônimo ao CD de 2014, devido ao sucesso da turnê De Normal Bastam os Outros. Já em 2018 foi a vez de homenagear a obra de Caetano Veloso, cantando um repertório verborrágico do compositor como: Fora Da Ordem, Língua, Estrangeiro, A voz do Morto e Tropicália, entre outras. Em 2019 lançou pela produtora e gravadora Kuarup o álbum In Concert, com gravação ao vivo de seu repertório, acompanhada pela SP Pops Symphonic Band.

Em 2020 participou como jurada de auditório da série de TV Hit Parade, produzida pelo jornalista André Barcinski, que retrata os bastidores do universo musical dos anos 1980.  

Maria Alcina | Foto: Divulgação

Cantora Renata Arruda lança disco com clássicos de sambas para comemorar seus 30 anos de carreira

Álbum Roda de Samba Volume 2 disponível nas plataformas digitais é o 2º volume da obra que traz repertório de sucessos e uma música inédita.
A cantora e compositora paraibana Renata Arruda estreia na gravadora e produtora Kuarup com o lançamento de novo álbum com sambas clássicos e Foi Embora, um samba inédito de sua autoria, que segundo a artista, foi a maior dor de cotovelo que ela já compôs. Com onze discos na carreira, o novo projeto é uma continuação do repertório de canções já lançadas no disco Roda de Samba, gravado na Paraíba em 2013 e lançado no mesmo ano.

O repertório surgiu de vários shows feitos por Renata Arruda em João Pessoa. O espetáculo deu tão certo que os músicos da cantora sugeriram registar todas as canções do espetáculo. Como os shows tinham mais de 25 canções e mais de duas horas de duração, parte do repertório foi lançada no primeiro trabalho e as músicas restantes ficaram guardadas para um novo lançamento, que acontece agora. As músicas foram escolhidas com o único critério: sambas que a cantora gosta de cantar.

Para a gravação do disco foram reunidos músicos amigos que estavam radicados na Paraíba naquele ano, como Potyzinho Lucena no Cavaco, Vinícius Lucena violão de sete cordas, Adriano Ismael contrabaixo, vocais de Geno Costa, Karla Lucena e Ariadne de Lima.

No time das percussões temos Alisson Cavalcante,Carlos Patuk, Carlos Moura, Fábio Buru e Max Serrano. Essa roda de samba nasceu quando a cantora ainda residia no Rio de Janeiro e resolveu montar uma banda para fazer shows e animar o verão paraibano de 2013.

O show deu tão certo que renderam dois álbuns: Roda de Samba (2013) e Roda de Samba Volume 2, que será lançado no dia 25 de fevereiro. Será o 12º álbum da cantora.

Renata Arruda | Foto: Divulgação

Cantora Graziela Medori revisita o disco Transa de Caetano Veloso após uma viagem por Londres em 2017

Álbum Transando o Transa disponível nas plataformas digitais apresenta as canções originais do músico baiano criadas no exílio na década de 70 com novos arranjos e novos elementos
Lançado em 1972, o disco Transa, de Caetano Veloso, é um clássico da música popular brasileira e continua a ecoar pelos ouvidos atentos de quem tem ânsia por uma escuta alternativa. Com influência sob os ares de Londres, num exilio dado a Caetano Veloso na época da ditadura militar, o álbum é uma obra prima, intercalado com letras em inglês e português, regado a diferentes ritmos como o baiano, o rock and roll e o reggae, descoberto pelo próprio compositor na famosa rua Portobello Road, no bairro de Notthing Hill, oeste da capital britânica.

Revisitar o Transa é relevante no sentido de valorização da obra, dando continuidade a uma estética sonora experimental e autêntica, que carrega os elementos que formam a personalidade forte de Caetano Veloso. Influenciada pela música brasileira e suas misturas, a cantora Graziela Medori se apaixonou pelo disco, descendo a rua Portobello Road, em Londres, onde esteve em 2017. É uma viagem no tempo, mais precisamente, uma retomada na década de 70, dando contraste entre um período efervescente culturalmente na Europa e um Brasil tomado por um regime ditatorial.

A cantora e o estúdio Mandril se juntaram para mergulhar nesse universo musical e artístico, apresentando as canções com novos elementos e novos arranjos, sem perder a essência dos feitos originalmente pelos músicos Jards Macalé, Tutti Moreno, Moacyr Albuquerque e Áureo de Souza. Quem assina a produção do disco é o guitarrista Rodrigo Ramos e a cantora Graziela Medori. Transando o Transa, é uma viagem atual, democrática e original, que chega com base no rock e na força percussiva dos ritmos brasileiros.

CD Transando a Transa | Foto - Graziela Medori

Now United está em contagem regressiva para a Wave Your Flag World Tour

Faltam 4 dias para o primeiro show da turnê do grupo Now United no Brasil e a emoção e ansiedade só aumentam.
Com início marcado para o dia 11 de março, em Porto Alegre, o grupo pop global passará por várias cidades do Brasil, levando o melhor da música e da dança moderna em uma superprodução, desta, que promete ser a turnê do ano. O grupo preparou um repertório mais que especial para os fãs brasileiros, que além de todos os clássicos do Now United, ainda terão a oportunidade de ouvir novos sucessos e experimentar muitas surpresas a cada show. Em algumas cidades ainda existem alguns últimos ingressos à venda. A última chance de os fãs participarem deste grande evento.

Os shows da turnê do Now United “Wave Your Flag World Tour” acontecerão:

- Dias 11 e 12 de março de 2022, show em Porto Alegre no Auditório Araújo Vianna;   
- Dias 15 e 16 de março de 2022, show em Curitiba no Expo Unimed Curitiba;  
- Dias 18, 19 e 20 de março de 2022, show em São Paulo no Ginásio do Ibirapuera;  
- Dia 22 de Março de 2022, show em Brasília no Ginásio Nilson Nelson;   
- Dia 24 de Março de 2022, show no Rio de Janeiro na Jeunesse Arena;   
- Dias 26 e 27 de março de 2022, show em Recife no Classic Hall;  

*Abertura dos portões sempre pelo menos 2 horas antes do horário de cada show.

Maiores informações em: https://www.poladian.com.br/now-united-wave-your-flag  

Now United "Wave Your Flag World Tour" Foto: Divulgação

2Strange - "Seu Olhar" - Remix

Com vídeo lirycs produzido no Japão pela Jangada Comunicação o duo 2Strange, Papatinho e Lourena gravaram clipe do remix “Seu Olhar”. A música já superou a marca de 1.2 milhões de streams nas plataformas digitais e conta com mais de 500 mil views no YouTube. “Seu Olhar” faz parte da trilha da novela “Quanto mais vida melhor”

Confira: 

"Seu Olhar" - Remix | Foto: Divulgação

O lançamento do livro Orixás no Terreiro Sagrado do Samba

Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai, de autoria da jornalista Cláudia Alexandre, aconteceu no último dia 4, no bairro Vila Madalena, em São Paulo. A autora recebeu amigos e parceiros, como Luana Bayô e Irma Ferreira.

Religiões afro-brasileiras e escolas de samba dialogam entre si desde sempre. Para fazer sua dissertação de mestrado em Ciência da Religião (PUC-SP/2017), a jornalista e pesquisadora Cláudia Alexandre mergulhou na relação da escola de samba Vai-Vai com os orixás Exu e Ogum, que resultou no livro “Orixás no terreiro sagrado do samba – Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai”, lançado neste mês, pela editora Aruanda.

“O que eu encontrei na escola de samba Vai-Vai foi uma tradição que revive a matriz africana e surpreende porque está ali na encruzilhada de Exu, não apenas dando sentido identitário à comunidade, mas político e de resistência também. Os símbolos do Candomblé, envolvidos na rotina da festa, o calendário religioso, embalados pelos sambas formam um verdadeiro terreiro sagrado do samba em plena São Paulo”, conta Claudia Alexandre.

Claudia Alexandre | Foto: Divulgação

"Pensando en ti - The Star" - novo single do Oldd Simão

O artista hispano-brasileiro Oldd Simão após o lançamento do seu EP: “The Lovers-VI”, que gira em torno ao amor e o Tarot, lança o clipe de “Pensando em ti – The Star” primeira música do álbum.

Cantando em português e espanhol, a nova obra do cantor, músico e produtor Oldd Simao nos abraça e nos leva pelo caminho de uma relação amorosa que inicia, ela fala sobre a sensação de se apaixonar por alguém e perceber que você gosta dela mais do normal. “Pensando em ti” representa a ilusão do primeiro momento, representa a alegria e a felicidade que o amor nos traz nas primeiras estâncias e aquela sensação de sonhar acordado.

A carta que representa esta música é "The Star (a estrela)” o arcano número 16 no Tarot de Marseille, esta carta fala sobre otimismo e a pessoa que valoriza as coisas boas da vida.

O clipe segue a estética de todo o álbum respeitando o conceito de elegância e sobriedade de “Bye Bye – The Tower” e o toque moderno porém retro ao estilo dos 80’s de “Yibambe – The Magician” Com muitas caras e bocas, jogadas de cores, efeitos e olhares arrebatantes Oldd Simão vem aí com seu novo Clipe “Pensando em ti – The Star”
Haroldo Oldd Simão, nascido em Salvador (Bahia, Brasil),  conhecido apenas como Oldd Simão, é um cantor, músico e produtor hispano-brasileiro radicado na Espanha.

Oldd Simão, além de cantor, é ator e dançarino, um jovem amante das artes em todas as suas manifestações, fã da cultura pop, e dos anos 80/90. Oldd vai do pop ao clássico, do jazz e R&B ao trap, adicionando sons da música brasileira e hispana.

Em 2015 o artista lançou seu primeiro álbum “Brasil dos Meus Olhos” apenas com samba, se apresentando em vários países como Suécia e Estados Unidos, entre outros, e no festival “Caliente” na Suíça. Em 2018 lançou seu segundo álbum “Nº 7” de Música Popular Brasileira em português e espanhol onde se apresentou pela primeira vez como cantor e compositor. Lançou seu primeiro Single pop em 2019 “Sem ser perfeito” mesclando ritmos latinos com música cigana, e no ano de 2020 em plena pandemia lançou sua música “Diz pra mim” para demonstrar que a arte se adapta a tudo e que ela é capaz de trazer esperança e alegria nos momentos mais difíceis e conturbados.

Aqui o novo single de Oldd Simão “Pensando en ti – The Star”  

"Pensando en ti - The Star" | Foto: Divulgação

A Malfestona é um evento criado pela Malfeitona que conta com a participação dos cantores Totô de Babalong e Baby Amorzinho dia 18 de março.
Conheça mais sobre Totô de Babalong:  

Rockambole: Rua Belmiro Braga, 119 – Pinheiros (http://rockambole.byinti.com

Babalong | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo