Viver - Moda

Joias: 4 tendências invadem joalherias e fazem sucesso em 2022

24 de Março de 2022

Com objetivo de proporcionar mais bem-estar e autoestima, as joias em 2022 ganham tendências exclusivas e fazem sucesso no mundo da moda

Joias com destaque para as cores estão em alta
Foto: Divulgação/Arisca

Nas passarelas internacionais e nas vitrines de muitas joalherias mundo afora, já é possível notar as tendências de 2022. A nova temporada traz referências clássicas e também joias em prata e em ouro que sugerem uma nova perspectiva para os acessórios. 

Após o mundo passar por um período da pandemia do novo coronavírus, as tendências das joalherias aparecem com objetivo de intensificar ainda mais a sensação de autoestima elevada e de prazer para quem adere aos adornos no dia a dia. 

Os brincos em prata estão multicoloridos, os anéis em ouro com design simplificado, as pulseiras com detalhes em formatos especiais e os colares repletos de pérolas. A diversidade de abordagens está em alta no ano de 2022. 

Joias coloridas

A ideia de usar joias multicoloridas tem influência de uma tendência já conhecida no vestuário feminino, chamada moda dopamina. Em poucas palavras, a dopamina é neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer, felicidade e motivação no corpo humano. Dessa forma, essa proposta visa priorizar o uso de peças que expressem sentimentos positivos, a fim de oferecer o mesmo efeito que a substância. 

Nas joias, as tonalidades vibrantes e marcantes aparecem para proporcionar boas sensações. Pedrarias e pingentes são responsáveis por levar as cores a anéis, colares, brincos e pulseiras. 

Minimalismo

Tendência inclui formatos ou detalhes geométricos
Foto: Divulgação/Arisca

A vida simples é uma macrotendências para 2022. Na joalheria, a trend ganha força nas peças minimalistas que possuem leveza, design simplificado e formas mais básicas. Nesse cenário, as joias geométricas aparecem com destaque por serem elegantes para o dia a dia.

Para elevar ainda mais a sofisticação do visual, as peças podem servir de base para a criação de mix de joias com colares e anéis.

Apego emocional em joias

As joias dos pet lovers, com desenhos que representam seus animais de estimação, estão com tudo em 2022
Foto: Divulgação/Arisca

Sob forte influência do período pandêmico, os adornos surgem como itens para reforçar os sentimentos. Essa tendência aparece mais evidente nos pingentes de colares e pulseiras, mas também pode ganhar força em brincos e anéis. 

A proposta da trend é escolher joias que possuam um significado. Nesse sentido, vale desde peças com formatos de objetos a itens personalizados, como nomes gravados ou imagens de alguém especial.

Joias vintage 

As pérolas são as queridinhas do estilo vintage
Foto: Divulgação/Arisca

Há quem diga que os clássicos nunca saem de moda e nas joalherias isso se torna um fato com a nova tendência de 2022. As joias vintage estão em alta nessa temporada e podem ser o diferencial em qualquer look. 

Pérolas, broches, brincos com desenhos clássicos, detalhes em esmalte ornamentado, desenhos feitos com pedras e outras joias que parecem vindos de épocas mais antigas estão na moda.

Comentários
Assista ao vídeo