Business - Agronegócio

Agronegócio: conheça as tecnologias inovadoras que estão chegando nesse mercado

12 de Abril de 2022

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Ele está sempre se reinventando e buscando novas tecnologias para poder se aprimorar cada vez mais.

De acordo com os dados de um estudo realizado pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), cerca de 67% das propriedades agrícolas brasileiras já fazem o uso de alguma modalidade de tecnologia.

Foto: Agrofy/ Divulgação

Os outros 33% ainda não adotaram, mas estão propensos a fazerem isso em um período de tempo próximo. Porém, antes de fazer isso, é importante entender primeiramente as necessidades do produtor rural para, somente depois, escolher a melhor tecnologia disponível no mercado. Para entender melhor sobre as novas tecnologias que estão chegando para esse setor, leia o artigo até o final.

Vantagens em usar tecnologias na produção agrícola

Para se ter uma ideia da importância do agro no Brasil, esse setor representa cerca de 30% do PIB brasileiro, de acordo com estudos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, também conhecido como Cepea. Essas estatísticas são a prova de garantia da segurança alimentar da população, tanto nacional quanto internacional - isso porque o Brasil é um dos países que mais exporta alimentos, seu volume total chega a ser 40%.

Quando se trata de tecnologia para o agronegócio, muitas empresas de tecnologia e startups dedicam um tempo maior para esse setor. Isso porque elas podem ser uma mão na roda para otimizar o potencial de cultivo e colheita de uma lavoura.

Ao optar por usá-las o produtor rural terá as seguintes vantagens: aumento da produtividade na lavoura, maior capacidade de produção em menos tempo, técnicas mais sustentáveis, baratas e acessíveis tanto para os produtores quanto para o meio ambiente, redução de custos de mão-de-obra - isso porque muitas delas substituem o trabalho braçal - maior controle dos processos administrativos, financeiros e até mesmo contábeis de uma empresa rural, o que acaba facilitando a vida do proprietário com softwares mais eficazes e ainda uma melhor gestão de equipe e dos processos produtivos, o que permite que a liderança tome decisões mais assertivas possíveis e defina metas mais realistas a curto, médio e longo prazo.

Tipos de tecnologias para o agronegócio

Os softwares são as tecnologias que melhor compõem o conceito de tecnologias para o mercado agro, isso porque são mais simples de desenvolver e também proporcionam um ótimo custo benefício para os produtores rurais. Os tipos mais comuns são aqueles que permitem controlar despesas, realizar a contabilidade do agro e fazer a gestão das máquinas e do pessoal.

Outro tipo de tecnologia muito usada nas lavouras são os drones pulverizadores, a principal funcionalidade deles é conseguir chegar a locais de difícil acesso e mais distantes. Através deles é possível pulverizar de forma mais correta e equivalente cada parte da lavoura. Existem diferentes tipos e tamanhos, geralmente, são usados em médias e grandes terras, que tenham solo irregular ou onde não seja possível alcançar facilmente. Eles são muito versáteis e têm sido bastante usados pelos produtores rurais.

Comentários
Assista ao vídeo