Business - Agronegócio

Acha que fazer chocolate é simples? Conheça algumas curiosidades sobre a iguaria

26 de Abril de 2022

Para você que gosta de chocolate e de conhecer sobre suas curiosidades, esse texto é para você. A Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo, sempre pensando no consumidor de seus produtos, trouxe algumas curiosidades sobre o chocolate e sua produção.

Entre os assuntos abordados estão: chocolate branco é chocolate? Qual o tempo de produção do chocolate?

Para isso, Andrei Martinez, Gerente Tree to Store e Chocolatier da marca, conta algumas curiosidades da produção desse alimento dos deuses.

Qual é o tempo médio de produção do chocolate, considerando desde a plantação do cacau?

Se considerarmos desde o início do plantio, muito anos. A partir do terceiro ano o cacaueiro já começa a dar fruto, que o pé já está em um tamanho que sustenta o peso dele. São 5/6 meses entre a flor polinizada e o fruto maduro para colheita (isso pode variar de acordo com o clima da safra, região plantada, entre outras variáveis). Com o fruto maduro, colhemos, quebramos, fermentamos (este processo só acontece na produção de cacau especial) e secamos as amêndoas. Isso acontece em torno de 20 dias.

Já a produção do chocolate, pode acontecer em algumas horas, ou dias, dependendo do processo produtivo e equipamentos escolhidos.

Ou seja, em três anos seis meses e vinte e um dias é possível plantar um pé de cacau e fazer chocolate a partir deste pé.

Para produção de uma barra de 100g de chocolate é necessário, em média, quantos grãos de cacau?

Varia muito de acordo com a receita do chocolate. Chocolates ao leite, normalmente têm menos cacau que os mais intensos. A intensidade do chocolate se dá pela quantidade de cacau (massa, líquor, amêndoas, manteiga ou cacau em pó) que colocamos na receita. Um fruto de cacau dá em média 40 sementes, que se tornam amêndoas de cacau, após o processo que inicia na colheita do fruto e finaliza com a secagem das amêndoas. Isso varia de acordo com a variedade do fruto. Podemos considerar que cada amêndoa seca pesa em torno de 1 grama.

Ela ainda passa pelo processo de torra e descascagem o que gera 0,8 gramas de massa de cacau.

Em 100 gramas de chocolate ao leite, pode ter em torno de 15 gramas de massa de cacau e 15 gramas de manteiga de cacau (que é extraída da amêndoa -- 50% dela). Para um intenso, com 70% de cacau pode se ter na receita 60% de massa e 10% de manteiga.

Ou seja, para 100 gramas de um chocolate ao leite precisaríamos de 57 amêndoas de cacau (1,43 fruto) e para um 70% cacau precisaríamos de 88 amêndoas (2,2 frutos).

Comer chocolate traz benefícios?

Os benefícios do chocolate estão principalmente no cacau, que é o ingrediente mais importante do chocolate. Ele é rico em flavonoides, que são compostos que ajudam a neutralizar os radicais livres, ou seja, retardam o envelhecimento. Possui função anti-inflamatória, previne diversas doenças crônicas e cardiovasculares, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e na melhora do humor. Além de ter também serotonina que é um neurotransmissor e é conhecida como o hormônio da felicidade. Ela que permite que os neurônios passem sinais entre si. Ela regula o ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo.

E a pergunta que não quer calar, chocolate branco é considerado chocolate?

Sim, sem dúvida. Todo chocolate com mais de 25% de derivados de cacau (massa/liquor, manteiga ou cacau em pó), pode ser considerado um chocolate.

Já o chocolate branco, que leva como derivado de cacau somente a manteiga de cacau, precisa segundo a nossa legislação, ter 20% de derivados de cacau para ser considerado chocolate. A manteiga de cacau, que é a gordura da amêndoa, pode não ser tão benéfica quanto a amêndoa inteira, que gera a massa/liquor de cacau, mas ela também carrega parte dos componentes benéficos da amêndoa de cacau, de onde ela é extraída.

Qual é a diferença entre o chocolate ao leite, amargo e meio amargo?

A principal diferença são as quantidades de cacau. O ao leite tem a partir de 25% de derivados de cacau. O meio amargo de 39% a 65% e o amargo acima de 65%. Mas amargor, não é mais um termo bem-visto para o mundo do chocolate. Essa expressão foi substituída por intensidade. Consideramos chocolates ao leite e intensos. E os percentuais podem variar muito, atendendo muito mais aos gostos e interesses dos consumidores. E cada vez mais os % de cacau ficam mais evidentes nas embalagens, para que o consumidor possa escolher aquele que o agrade mais.

Comentários
Assista ao vídeo