Viver - Esporte

Top 3 da categoria e bolsa atleta cortada: qual será o futuro de Paulo André após o BBB?

28 de Abril de 2022

Jovem está no reality show da TV Globo, mas carreira no atletismo pode não ser mais a mesma quando o programa acabar

A recente polêmica envolvendo Paulo André e o recebimento da Bolsa Atleta, mesmo estando no BBB, levantaram uma questão: qual será o futuro da carreira do brother quando ele deixar a casa mais vigiada do Brasil? O atleta, que hoje compete em uma das modalidades do atletismo mais nobres, o 100m livres, é uma promessa brasileira, mas talvez não consiga recuperar os bons resultados.

Paulo André foi o segundo mais votado na final do 'BBB 22', com 29,91% dos votos contabilizados | Foto: CBA/Reprodução

Paulo André teve a bolsa de quase R$ 1900 reais cortadas por estar no Big Brother. Dentro casa, faz alguns treinamentos de força e velocidade, mas totalmente longe da rotina que um atleta de ponta deve seguir. Isso sem falar na alimentação, que não pode ser comparada em nenhum momento com a que ele mantinha fora da casa. Entram aí também rotina de sono e condicionamento físico, colocados em segundo plano para participar do reality.

O dilema entorno da carreira de Paulo André acontece porque ele tem potencial para ser um representante do Brasil em competições futuras. Seu retrospecto recente aponta para algo animador. Em 2018 ele correu os 100m rasos para 10s02. Ele se tornava então o segundo homem mais rápido da história do Brasil, bem perto do recorde sul-americano de 10s de Robson Caetano. Hoje, ele é o terceiro homem mais rápido do país, atrás de Erik Felipe.

Ele esteve nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado, mas acabou eliminado na semifinal e não disputou a final dos 100m rasos, a prova mais assistida do mundo nas Olimpíadas. Eles fizeram críticas ao Comitê Olímpico Brasileiro na ocasião, por seu pai e técnico, Carlos Camilo, não ter podido viajar com ele para a competição.

Até 2015, o jovem nascido em Santo André, no ABC Paulista, treinava em uma pista de terra, quando conseguiu o recorde sul-americano sub-18 dos 100m rasos, com 10s30. A evolução foi meteórica, e ele se tornou um dos homens mais rápidos da história do Brasil, liderando o quarteto campeão no Mundial de Revezamento no 4x100m rasos de 2019.Fora do esporte, Paulo André é pai de um menino e sargento da Marinha.

Recentemente, o atleta foi convocado para a disputa do Sul Americano  pela Confederação Brasileira de Atletismo para disputar a prova de 60m rasos na competição que foi realizada em 19 e 20 de fevereiro, na Bolívia. Apesar de estar na casa, a Confederação utilizou o ranking antigo e ignorou o fato de o Brother não poder participar da disputa. Ele também perde dois campeonatos mundiais neste período e deve voltar a competir apenas em julho, no Mondial de Oregon, em julho.

Paulo André, obviamente, foi desconvocado, mas a notícia é mais uma que mostra como a carreira do velocista pode não seguir da mesma forma quando ele sair do reality show e tentar voltar com força máxima ao esporte.

Por outro lado, é certo que ele terá oportunidades fora do atletismo quando deixar o programa. Ele já é cotado para estampar a capa de revista e marcas, já que é considerado um dos galãs da edição. Além disso, seu Instagram já conta com 5,8 milhões de seguidores, outra possível fonte de renda no futuro.

Comentários
Assista ao vídeo