Business - Agronegócio

Rede Brasil de Jornalistas Agro é lançada durante a Agrishow

29 de Abril de 2022

Em encontro na sala de imprensa da Agrishow 2022, a Rede Brasil de Jornalistas Agro foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (27) com a presença de dezenas de profissionais que atuam no agronegócio brasileiro.

A apresentação contou com cinco, dos 11 diretores fundadores, que explicaram aos presentes os objetivos da Rede e como sua construção ocorreu.

“A ideia da Rede surgiu em 2013, com o convite para que a jornalista Viviane Taguchi participasse do congresso mundial da IFAJ (International Federation of Agricultural Journalists), na Argentina, quando vimos a necessidade de se criar uma entidade para congregar os jornalistas brasileiros de agronegócio”, explicou a presidente da Rede Agrojor, Vera Ondei.

Desde então, houve reuniões e aproximações pontuais desses profissionais e em 2020 foi criado um grupo de trabalho que deu origem à formalização da Rede, registrada oficialmente em 7 de abril de 2022, no Dia do Jornalista.

 “Uma importante conquista, já realizada pela Rede, foi o aceite como integrante da IFAJ, que dará representatividade internacional para a entidade e sua importância no contexto do jornalismo agro brasileiro e mundial”, pontuou o diretor de comunicação internacional da Rede Agrojor, Daniel Azevedo Duarte.

O QUE MOVE A REDE

A Rede Agrojor tem um estatuto onde constam os preceitos básicos e os valores da instituição. Entre os objetivos citados estão a defesa da liberdade de expressão; a discussão e sugestão de soluções para problemas que afetam o dia a dia do jornalista, que atuam no segmento do agronegócio; promoção de contatos, visando a troca de experiência e informações nacional e internacional.

Também fazem parte desse conjunto a promoção e o estímulo ao  conhecimento, treinamento e atualização de seus membros de forma colaborativa; organização de eventos nacionais e internacionais e representatividade em eventos do agro; e produção de conteúdo relacionado às áreas de interesse e às atividades da entidade.

Durante o lançamento foi entregue uma carta aberta aos presentes, assinada pela diretoria, com informações sobre a Rede e os primeiros passos para a adesão dos jornalistas de agro.

“É importante termos a participação de todos os jornalistas que atuam no agro, os de redação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa e mídias sociais”, enfatizou a secretária da Rede, Mariele Previdi.

A REDE NASCE PLURAL

Enio Campoi, suplente da diretoria de comunicação nacional, salientou a pluralidade que a rede pretende ter e como seus próximos passos devem contar com a participação democrática de todos os membros.

A diretora de comunicação nacional da Rede, Flávia Romanelli, explicou de que forma a entidade  foi criada, quais os passos  legais para a sua constituição e como deve ser seu funcionamento de agora em diante. “O site  www.redeagrojor.com.br  está em fase final de construção e em breve iniciaremos a adesão dos associados e uma agenda de atividades.”

Para os jornalistas interessados em integrar a rede, abaixo consta um formulário de intenção. Esperamos por você - https://forms.gle/c9znQRtZw1HdyPp39

Diretoria fundadora:

Presidente: Vera Ondei

Vice-presidente nacional:  Ariosto Mesquita

Vice-presidente internacional: Joana Colussi

Secretária: Mariele Previdi

Suplente de secretário: Luiz Henrique Pitombo

Diretora de comunicação nacional: Flávia Romanelli

Suplente de diretor de comunicação nacional: Enio Campoi

Diretor de Comunicação Internacional: Daniel Azevedo Duarte

Membros do Conselho Fiscal: Lúcia Achutti, Viviane Taguchi e Flávia Tonin

Comentários
Assista ao vídeo