Cultura - Educação

Livros são os grandes aliados das mulheres em todas as etapas da maternidade

4 de Maio de 2022

Skeelo indica 6 títulos para as mamães

Há quem diga que a maior responsabilidade que alguém pode receber é criar uma criança. Sentimento que acaba sendo bem maior para as mulheres. A verdade é que não existe manual de instruções para a maternidade e cada nascimento é único, mas sempre há um livro capaz de ajudar ou dividir experiências entre todos os tipos de mães.
Com o objetivo de ajudá-las a encarar uma maternidade real, sem intervenções e sem culpa, o Skeelo, maior aplicativo de ebook no país, selecionou 6 títulos que mostram diferentes pontos sobre a maternidade e a força feminina. Unindo histórias reais e fictícias, os livros trazem ensinamentos de mãe para mãe, não romantizando as vivências, abordando belezas e frustrações. Confira a lista completa.

1 - Mãe fora da caixa - Thaís Vilarinho (Editora Buzz)
A obra de desenvolvimento pessoal, disponível em ebook e audiobook, retrata não só apenas vivências maternas, mas abraça as mães. O enredo proporciona às leitoras um sentimento de representatividade e acolhimento, nos desafios e doçuras da maternidade, auxiliando na forma como lidar com pré-conceitos e vivendo a maternidade de forma leve.

2 - Sou a mãe dela - Adriana Araújo (Editora Globo)
Em um relato emocionante, a autora conta sua história com Giovanna, sua filha nascida com uma síndrome ortopédica rara e grave. Perguntas como "mãe, eu sou deficiente?" e "mãe, se eu rezar muito, Deus vai fazer nascer dedos na minha mão?" eram algumas das quais Adriana escutava da filha. O livro retrata não só apenas as dificuldades entre consultórios médicos e internações, mas principalmente a inclusão social. Nesta obra, a jornalista narra de forma forte e comovente culpas, dores, fraquezas, medos e, ao mesmo tempo, fala do caminho que ela e a filha encontraram para seguir sem vitimização.

3 - Materneasy: o guia para a maternidade mais fácil - Fernanda Magalhães e Danielle Mattioly ( Editora Citadel)
Perfeito para as mamães de primeira viagem, a obra oferece um passo a passo sobre as primeiras necessidades de um bebê, permeando discussões e decisões desde o teste positivo até o primeiro ano completo. Um material essencial para antecipar os possíveis problemas, saber tudo sobre as necessidades do bebê e evitar a ansiedade dos primeiros meses de vida dele.

4- As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta (Editora Dublinense)
A obra de ficção conta a história de Nnu Ego, filha de um grande líder africano, que é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Determinada a realizar o sonho de ser mãe e, assim, tornar-se uma “mulher completa”, submete-se a condições de vidas precárias e enfrenta praticamente sozinha a tarefa de educar e sustentar os filhos. Realçando a força da mulher e a luta pela integridade da família, o enredo traz reflexões sobre os desafios da rotina de cada mãe.

5 - Mãe recém-nascida - Thaís Vilarinho (Editora Buzz)
Quando nasce uma criança, nasce também uma nova mãe. Este livro volta os olhares para as mães, com um enredo que proporciona conforto e direção para que se conectem com seus instintos e se reconheçam na sua identidade. Essa “conversa entre amigas” oferece puxões de orelhas e abraços com muita sinceridade.

6- A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas - Maria José Silveira (Editora Globo)
Uma nova edição do livro que virou sensação na Europa e nos EUA, reconta de forma feminina e nada usual a história do Brasil, compondo um retrato fiel por meio dos pequenos detalhes de sua sociedade. O enredo conta a trajetória de mais de 20 mulheres se desenrolando por mais quinhentos anos, até chegar na última descendente, nascida no século XXI.

As obras estão disponíveis no aplicativo do Skeelo, que pode ser baixado no Google Play ou na App Store.

Comentários
Assista ao vídeo