Business - Agronegócio

Popstar em decadência: agricultura sofre com a alta dos insumos

12 de Maio de 2022

Diesel, fertilizantes e pesticidas nas alturas. Na semana do trabalhador Rural, especialista aponta a tecnologia como a única saída para que os agricultores diminuam os custos e otimizem o setor que impulsiona o Brasil

Em plena Semana do Trabalhador Rural (23 de maio), o cenário é desesperador para os agricultores brasileiros que dependem ativamente do combustível em diversos pontos do processo, como a logística, em que os custos do insumo podem chegar até 50% de todo o procedimento. Ou mesmo nos tratores que estão a todo vapor nas fazendas.

Foto: Divulgação

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os aumentos sofridos nos postos podem elevar em 90% os gastos do cultivo de grãos, por exemplo.

E para completar, o economista Daniel Schnaider fala que a crise energética também preocupou os empresários e investidores do setor, que unida à Guerra da Rússia x Ucrânia, fez os preços dos fertilizantes variarem entre um aumento de 100 a 200%. Os pesticidas também sofreram aumentos exorbitantes.

Não podemos tirar o grande protagonista da mesa das famílias. A agricultura é muito importante para alimentação e, também, um setor que gera empregos. Sabemos quem paga essa conta, trabalhadores e chefes de família que perdem seus subsídios e o poder de compra. A melhor saída neste momento é ganhar eficiência através de tecnologia, reduzindo desperdício, mal uso, acidentes, fraudes e roubos. – Daniel Schnaider (CEO da Pointer by PowerFleet Brasil)

E para auxiliar os agricultores, Schnaider mostra como a tecnologia pode ser grande aliada neste processo.

- No campo:

Rastrear cada metro quadrado que um maquinário percorre dentro de uma fazenda é extremamente crucial. Economizar os insumos de adubagem e pesticidas pode ser um grande passo para o sucesso no campo.

Quando falamos de fertilizantes, colocar acima ou abaixo do necessário pode desperdiçar ou mesmo não gerar todo o plantio esperado. Por isso, a IoT dentro da agricultura é essencial, uma vez que ela mostra a velocidade correta para ir despejando os nutrientes. Desta mesma forma acontece com o pesticida, que pode, inclusive, acabar com uma colheita inteira se a quantidade for mal despejada.

O momento da colheita também deve ser assertiva, se a velocidade estiver acima ou abaixo do previsto certamente causará perda na colheita ou do plantio de grãos/cana/madeira, por exemplo.

- Nas estradas e cidades:

Sabemos que a agricultura não para na fazenda, ela continua até a mão dos consumidores finais. E a tecnologia de IoT, com certeza, é uma grande vantagem econômica e, inclusive, competitiva. Soluções que monitoram a carga em um caminhão que transporta produtos perecíveis, por exemplo, pode detectar exposição à trepidação, colisão e temperaturas, luminosidades e aberturas incorretas, que podem comprometer os produtos.

Ainda, uma solução para redução de combustível, detecta todo comportamento do motorista, rotas e condições de vias que podem fazer com que o veículo gaste mais, chegando a uma economia de 10 a 26% no insumo.

Daniel Schnaider, CEO da Pointer by PowerFleet Brasil – líder em redução de custos para frotas, não deixa de pontuar que “a IoT é o futuro do setor, garante empresas e colaboradores com trabalho de qualidade e custos que se pagarão de um a três meses”.

Comentários
Assista ao vídeo