Colunistas - Rodolfo Bonventti

O primeiro “Rock in Rio”, um marco nas transmissões musicais da TV Globo

17 de Maio de 2022

Em janeiro de 1985, aconteceu a primeira edição do “Rock in Rio”, aquele que se transformaria, com o tempo, no maior evento de rock da América Latina e um dos maiores do mundo.

A primeira edição, promovida pelo empresário Roberto Medina, entrou para a história também da Televisão Brasileira, com uma impecável transmissão exclusiva da TV Globo, no período de 11 a 20 de janeiro de 1985.

O megaevento tinha três palcos giratórios de cinco mil metros quadrados cada um, e a emissora envolveu mais de 300 profissionais nessa cobertura e transmissão ao vivo. Foi montada uma espécie de mini emissora na Cidade do Rock, com um estúdio para entrevistas e comentários, uma área para a coordenação de programação, duas unidades móveis de produção e uma unidade de jornalismo.

As entradas ao vivo e as principais transmissões ficaram com os repórteres Leila Cordeiro, Luiz Edmundo Monteiro, Angela Lindenberg,  Glória Maria, Fernanda Esteves, Ricardo Pereira, Sandra Passarinho e Leilane Neubarth, com comentários de Nelson Motta e Ana Maria Bahiana.

Além desse time, os correspondentes internacionais da Globo também traziam entrevistas e matérias especiais com alguns artistas sobre a participação no Rock in Rio, como com Al Jarreau, de Londres e com Rod Stewart e George Benson, de Nova York.  

Nos dias de shows, a emissora chegava a transmitir 20 flashes por dia sobre o festival. Durante os dez dias de festa musical houve entre quatro e seis apresentações diárias de bandas e artistas brasileiros e internacionais.

A primeira noite foi a de maior público e também a de maior audiência para a emissora, e nela se apresentaram Queen, Iron Maiden, Whitesnake, Baby Consuelo e Pepeu Gomes, Erasmo Carlos e Ney Matogrosso.

Entre as atrações internacionais também estiveram George Benson, James Taylor, Al Jarreau, Ozzy Osbourne, Nina Hagen, Rod Stewart e as bandas Go Go’s, Yes, AC/DC, Scorpions e The B-52’s.

As atrações nacionais, além dos presentes na primeira noite, como está acima, contaram com Gilberto Gil, Alceu Valença, Rita Lee, Moraes Moreira, Elba Ramalho, Lulu Santos, Cazuza, Eduardo Dusek, Ivan Lins e os grupos Blitz, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, Os Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho.

O evento também fez parte das comemorações de 20 anos de atividades da Rede Globo de Televisão.

Comentários
Assista ao vídeo