Notícias - Televisão

Silvio Santos apresenta o Troféu Imprensa 2022 nesta quarta-feira (15), às 21h30

13 de Junho de 2022

Caros colegas, o Troféu Imprensa será exibido em nova data. A 58ª edição da premiação de maior credibilidade da televisão brasileira vai ao ar na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, às 21h30 (horário de Brasília)

O SBT exibe a 58ª edição do Troféu Imprensa, nesta quarta-feira, 15 de junho, a partir das 21h30 (horário de Brasília), logo após a novela Poliana Moça. Com apresentação de Silvio Santos, a premiação irá contemplar os melhores de 2021 em diferentes categorias, juntamente com o Troféu Internet.

No Troféu Imprensa, os três mais votados do público serão apresentados em ordem alfabética aos jurados, para que eles decidam o melhor. Já para o Troféu Internet, os favoritos foram escolhidos através de votação online.

Como de costume, Silvio também recebe no palco artistas que já foram premiados em outros anos e que, por alguma razão, não puderam vir receber a estatueta.

Nesta  edição, Sophia Valverde, Rebeca Abravanel, Carlos Alberto de Nóbrega, Eliana, Danilo Gentili e Patricia Abravanel esbanjaram simpatia e felicidade nos bastidores. O que não faltou foi alegria e emoção.

Para este ano, o corpo de jurados foi formado por jornalistas que representam alguns dos principais veículos de comunicação do país.

São eles: Keila Jimenez (colunista do portal R7), Leão Lobo (apresentador da TV Gazeta), Fefito (apresentador do TV Fama e colunista do UOL), Cristina Padiglione (colunista do portal F5, da Folha de S. Paulo), Valença Sotero (jornalista da revista Caras), Márcia Piovesan (diretora da revista Ti Ti Ti), Flávio Ricco (colunista do portal R7), Sonia Abrão (apresentadora da RedeTV), Tony Góes (Colunista da Folha de S. Paulo), Nelson Rubens (apresentador do TV Fama) e Léo Dias (colunista do portal Metrópoles).

Criado em dezembro de 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, o Troféu Imprensa dedica-se a contemplar àqueles que mais se destacaram no cenário artístico do ano anterior, na TV e na música.

Nos primeiros anos, a premiação era promovida pela revista São Paulo na TV e exibida por um pool de emissoras formadas por Tupi, Record, Paulista e Excelsior. Os veículos transmitiam a cerimônia ao vivo direto do Teatro Municipal de São Paulo.

Em 26 de dezembro de 1969, Silvio Santos passa a comandar o especial, sendo neste ano pela TV Tupi para o estado de São Paulo. A partir de 1971, a exibição passa a ser em todo o território nacional pela TV Globo, sendo a escolha dos melhores no final de cada ano e a cerimônia de entrega na metade do ano seguinte. O troféu, inicialmente em formato de cartão de visitas, torna-se uma estatueta dourada.

Desde 1981, a escolha e a entrega são unificadas em uma única edição anual pelo SBT.

Jornalistas dos mais importantes veículos de comunicação são convidados para a indicação, revezando-se periodicamente. Silvio Santos ganhou seu primeiro Troféu Imprensa de melhor animador de TV em 1969 e, ao longo dos anos, é dele o recorde de troféus com 29 pessoais e 21 do Programa Silvio Santos até 2021.

Além dele, destacam-se como grandes vencedores do Troféu Imprensa: Lima Duarte; Regina Duarte; Glória Menezes; Tarcísio Meira; Hebe Camargo; Gugu Liberato; Luciano do Valle; Roberto Carlos e Ivete Sangalo.

Nos anos de 1970, 1977, 1978, 1979, 1980, 2005, 2020 e 2021 não houve premiação. No ano de 1971 houve duas premiações, um referente a 1970 e uma referente a 1971.

Veja abaixo as categorias deste ano.

Melhor cantora

Melhor programa humorístico

Melhor programa de auditório

Melhor novela

Melhor apresentador de telejornal

Melhor ator de novela

Melhor programa de TV

Melhor jornal de TV

Melhor atriz

Melhor programa de entrevista

Melhor programa jornalístico

Melhor apresentador ou animador de TV

Melhor cantor

Comentários
Assista ao vídeo