Notícias - Motor

Motores roncam forte em Curitiba na Copa Petrobras de Marcas

2 de Dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste sábado pela manhã os motores começam a roncar forte no Autódromo de Curitiba. Junto com o giro dos propulsores também sobe o número de batimentos cardíacos dos oito pilotos com chances matemáticas de conquistar o título da Copa Petrobras de Marcas, que tem sua última e decisiva rodada dupla da temporada e define o campeão de 2013. Nesta segunda vez no ano em que a categoria corre na capital paranaense também será definido o título entre as fábricas. A Honda lidera com 464 pontos seguida pela Toyota, com 437. O terceiro lugar é da Ford (266), Chevrolet (250) e Mitsubishi (158). 


Entre os pilotos a liderança é do atual campeão Ricardo Maurício (Honda Civic), que tem 184 pontos e é seguido de perto pelo Toyota Corolla XRS do ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta, que tem 167. O terceiro posto está nas mãos de Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), com 158; Alceu Feldmann (Honda Civic) vem a seguir com 157, Felipe Gama, vencedor das duas últimas corridas realizadas em Cascavel, tem 155. Galid Osman (Toyota Corolla XRS), com 151 pontos, Vitor Meira (Ford Focus), com 146 e Vicente Orige (Honda Civic), com 115 completam a lista dos oito que se mantêm na briga.

Dos que lutam pelo título, somente Alceu Feldmann não venceu corrida neste ano. Ricardo Maurício ganhou três (Interlagos, Curitiba e Tarumã), Ricardo Zonta duas (ambas na segunda em Interlagos), Denis Navarro uma (segunda em Brasília), Felipe Gama três (Tarumã e duas em Cascavel), Galid Osman duas (ambas na primeira em Brasília), Vitor Meira uma (na primeira em Curitiba), e Vicente Orige uma, na segunda em Brasília. O único vencedor fora da luta é Leandro Romera, que terminou em primeiro na abertura da temporada em Interlagos.

Nesta etapa decisiva em Curitiba a pontuação será dobrada nas duas corridas marcadas para domingo às 9h05 e às 12h45. Assim, em vez dos 25 pontos por vitória em cada prova, serão 50, num total de 100 pontos. E as novidades ficam por conta do reaparecimento de André Bragantini, agora com o Chevrolet Cruze da Carlos Alves Competições. Ele terá ao lado o experiente José Cordova, também de Chevrolet Cruze. Outro nome com experiência em categorias nacionais é Wellington Justino, que será parceiro de Denis Navarro no cockpit do Toyota Corolla XRS.

Junto com a Copa Petrobras de Marcas estará, assim como em toda a temporada, a Fórmula 3 Sul-americana, que já tem Felipe Guimarães definido como campeão de 2013. Ele venceu 12 das 16 corridas de 2013, fez um segundo lugar, justamente na conquista do título, em Cascavel, e abandonou três vezes.

Na Fórmula 3 Sul-americana Light a disputa ainda continua. O argentino Bruno Etman lidera com 242 pontos com o brasileiro Artur Fortunato em segundo com 214 pontos. Com 40 pontos em disputa, Etman necessita marcar 12 para assegurar o título. Se ele atingir 254 pontos e Fortunato vencer as duas, terminariam empatados, mas o argentino levantaria o troféu por ter maior número de vitórias. Ele manteria as nove e o brasileiro de 16 anos chegaria a cinco. Esse é o primeiro critério para desempate.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os treinos começam neste sábado às 8h40 com as duas categorias se revezando na pista, cada uma com direito a duas entradas nos 3.695 metros para realizar acertos nos carros. Às 14h20 será definido o grid da nona rodada dupla da Fórmula 3 Sul-americana, que tem a primeira corrida neste sábado mesmo às 16h55. Antes, às 16h10, será conhecida a ordem de largada da prova de abertura da Copa Petrobras de Marcas.

Ambas as categorias têm a inversão do grid na segunda corrida. Na F3 a ordem dos seis primeiros sofre inversão e na Copa Petrobras é entre os oito que terminarem na frente no domingo cedo. Assim, o oitavo larga na pole, o sétimo em segundo, o sexto em terceiro, o quinto em quarto, o quarto em quinto o terceiro em sexto, o segundo em sétimo e o vencedor no oitavo posto.

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br

Comentários
Assista ao vídeo