Viver - Saúde

Os efeitos do cigarro eletrônico na saúde bucal

30 de Junho de 2022

Que o cigarro faz mal à saúde, as pessoas estão cansadas de saber, mas nos últimos anos, surgiu o cigarro eletrônico. Saiba o que é e quais são os seus malefícios.

Foto: Freepik

O que é cigarro eletrônico?

Este cigarro tem um design moderno e é prático na hora de usar. Ao invés de ter a fumaça de um comum, ele pode até soltar cheiros aromatizados.

Como o cigarro eletrônico funciona?

Esse cigarro ao invés de soltar fumaça, libera um ar umedecido que vai por uma infusão ou uma mistura escolhida pela pessoa.

 Eles são abastecidos com um líquido específico, e ele é composto por:

  •  Água;
  •  Glicerina vegetal;
  •  Propilenoglicol;
  •  Nicotina.

Essa é a receita básica, e pode ser complementada ou não pela nicotina, substância essa que causa o vício pelo cigarro.

Independente da composição, esse líquido é aquecido por uma peça metálica do aparelho formando o aerossol que vai ser inalado.

O aerossol nada mais é que uma suspensão de gotículas minúsculas, que muitos acham que é vapor de água, já que ele forma aquela névoa branca.

Cigarros eletrônicos são seguros?

O pulmão é o responsável por fazer o contato entre o ar que respiramos e o sangue, mandando oxigênio para dentro da circulação e retirando o gás carbono. Por isso, o pulmão recebe milhares de vasos sanguíneos que precisam ser delicados o suficiente para permitir a passagem desses gases. 

O problema é que quando o ar que entra nos pulmões, está cheio de partículas suspensas. Elas podem se acumular não só nas células dos pulmões, mas também nos vasos sanguíneos. 

Na tentativa de eliminar suas partículas estranhas, as células passam a produzir moléculas inflamatórias que ajudam a resolver o problema, mas acabam danificando os pulmões e os vasos sanguíneos.

Quando isso acontece todos os dias, durante um longo período, a pessoa terá um risco maior de doenças respiratórias e cardiovasculares.

O cigarro eletrônico pode influenciar na saúde bucal?

Este cigarro tem substâncias como a nicotina e ela interfere na saúde bucal, podendo causar algumas doenças. Algumas delas só podem ser resolvidas por meio do dentista especializado em canal.

  1. Retração gengival

Essa retração é ocasionada, enquanto, o uso do cigarro reduz o fluxo de energia, causando o afastamento da gengiva e dos dentes.

A melhor forma de tratamento para essa condição, é que a partir de um enxerto, é removida a pele do céu da boca e aplicado sobre a raiz exposta do dente, trazendo ótimos resultados, além de estéticos e duradouros.

  1. Xerostomia

A xerostomia é a sensação da boca seca, isso acontece porque o cigarro provoca a diminuição da produção de saliva.

Essa condição pode gerar alguns desconfortos como, interferência na fala, dificultar o uso de prótese dentais e pode até mesmo causar mau hálito.

Ela também pode prejudicar a higiene bucal ao provocar uma diminuição do pH oral e o aumento do crescimento bacteriano, ou seja, as que não estão tratadas poderão causar alterações graves na boca.

A falta de saliva pode causar o aumento de cáries dentárias e infecções orais. Por isso, é importante diagnosticar a xerostomia rapidamente e prevenir o desenvolvimento deste problema.

  1. Cigarros e tratamentos ortodônticos

Quando o paciente faz o uso de aparelhos ortodônticos, como por exemplo o aparelho de dente transparente, é recomendado que não fume. Assim, isso pode trazer algumas consequências como manchar o aparelho.

  1. Cárie

A saliva irregular pode ser um dos fatores que colaboram para o desenvolvimento das cáries, e elas devem ser tratadas o mais rápido possível.

Quando elas estão em estágio inicial, é possível fazer uma restauração. Porém, quando se encontra em um nível mais avançado, só dá para resolver o problema através de um dentista especialista em canal sp.

  1. Doenças periodontais

Elas passam a acontecer por conta do acúmulo de placas bacterianas devido à boca seca e à pouca irrigação sanguínea no local.

Assim, poderá levar às doenças periodontais, resultando no escurecimento da gengiva e dos dentes, e desse modo, a nicotina fica acumulada na superfície dental.

Caso ela não seja tratada rapidamente, poderá gerar a perda do dente, porque a doença periodontal é uma infecção bacteriana que influencia no suporte da arcada dentária.

As pessoas que fumam de modo contínuo, acabam cometendo uma lesão dentária que pode aumentar as chances de precisar de um procedimento com o dentista que faz tratamento de canal.

Além disso, é capaz de aumentar a produção de melanina que é a grande responsável pelo surgimento de manchas escuras nas regiões de quem fuma.

Tratamentos

Os tratamentos de pessoas que fazem uso de cigarro eletrônico, é a consulta ao cirurgião-dentista de 3 em 3 meses, para que evite problemas futuros maiores em relação à saúde bucal.

Dessa forma, deverá procurar a clínica dentista 24 horas para que seja efetuado o tratamento e o atendimento, além de manter a higienização contínua após cada refeição, sem esquecer do uso do fio dental.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Comentários
Assista ao vídeo