Cultura - Educação

Biografia Ultrapassando Limites de André Bragantini Jr. será lançada no formato digital em 20 de jul

1 de Julho de 2022

Piloto revela a capa de seu livro e conta como foi o processo de escolha da mesma. A pré-venda da versão impressa começa no dia 21/07

Capa da biografia Ultrapassando Limites de André Bragantini Jr.

Foram meses e meses para a criação e produção da biografia André Bragantini Jr. Revisitar o passado, lembrar as fases da infância, adolescência, o começo da vida adulta, os desafios, as primeiras vezes dentro de um kart e depois em carros de corrida, relembrar as dúvidas, o diagnóstico tardio sobre a Síndrome de Tourette, os medos e o preconceito sofrido, tudo isso foi uma missão intensa e emocionante.

O livro que conta a história de vida de André Bragantini Jr. escrito pelo jornalista Alexander Grünwald e intitulado Ultrapassando Limites, mesmo nome do projeto de palestras motivacionais ministradas por André Bragantini Jr., terá seu lançamento digital no próximo dia 20 de julho. A pré-venda da obra em versão impressa será no dia seguinte, 21 de julho. Em breve também será o lançamento oficial, nas lojas físicas.

Para a criação da capa, um processo cuidadoso e dedicado foi feito pela editora Oficina 259, sob a responsabilidade do jornalista Reginaldo Leme. Primeiro um ensaio fotográfico no templo do automobilismo brasileiro, o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, captado pelas lentes do renomado profissional Miguel Costa Jr. Depois, as imagens foram cuidadosamente tratadas e editadas. Assim, André teve a ‘árdua’ missão de escolher as fotos que mais gostou. Com isso, a equipe da editora, sob o olhar apurado do diretor de arte Eddie Paoli e coordenada por Daniela Leme, começou o processo e criou quatro versões da capa. Todos os elementos, as cores, as fontes das letras foram pensadas para transmitir a mensagem desejada.

Com as fotos favoritas do André em mãos, veio a etapa principal da criação. Aproveitamos os tons dourados da luz natural da foto refletida nas tendas do Paddock de Interlagos, os mesmos tons do capacete do Bragantini, para trazer a mensagem da superação, da vitória do André na vida, uma alusão ao ouro das medalhas e troféus. Manter um certo minimalismo também foi nossa opção, sem muito grafismo e alterações na imagem original do Miguel, pois cada detalhe da foto é importante. A fonte escolhida nos passa a sensação de velocidade, que sempre acompanhou a vida do André nas pistas. Finalizamos quatro opções, com alguns elementos diferentes, como a própria fonte e cor, para que ele pudesse eleger a finalista”, observa Eddie Paoli.

Já com as quatro opções em mãos, André fez questão de contar com o apoio e opinião de seus pais, suas irmãs, sua esposa e também dos enteados para decidirem juntos sobre qual seria a capa escolhida.

“Estou muito feliz em compartilhar com vocês a capa da minha biografia. Fazer o ensaio com o Miguel, que é o mago da fotografia, foi muito bacana e especial. Depois, com as fotos prontas, a editora Oficina 259 preparou quatro lindas opções com as fotos que eu tinha selecionado. E como não poderia ser diferente, dividi a missão da escolha com minha família, as pessoas mais especiais para mim, afinal essa não é só a minha história, é a deles também. Todos opinaram e juntos decidimos por essa capa linda. Um pedido meu, foi incluir o símbolo do infinito, representando o conceito de eternidade”, salienta orgulhoso o piloto, coach e palestrante.

Agenda:
Dia 20 de julho: Lançamento Digital
Dia 21 de julho: Abertura da pré-venda da versão impressa

A biografia Ultrapassando Limites tem o patrocínio máster da Eurofarma. O projeto conta também com os patrocínios de Oakberry, Grupo Universal, Sambaíba, Vila Sky Beach, Pier 114 e Porsche Cup Brasil.

Sobre André Bragantini Jr.: Detentor de diversos títulos no automobilismo nacional, como Campeão Fiat – Uno Novatos (1996), Bicampeão da Copa Fiat – Palio B (1997), Campeão Copa Palio (1999), Campeão da Copa Corsa Metrocar (2000), Campeão DTM Pickup (2001), Vice-campeão Copa Clio Brasil (2002), Vice-campeão Stock Car Light (2007), Vice-campeão Troféo Línea (2010), Vice-campeão Copa Fiat (2012), 5º lugar Copa HB20 (2020), Vice-campeão da Mercedes-Benz Challenge (2021).

Aos 43 anos, André Bragantini Jr. convive com a Síndrome de Tourette desde os cinco anos. Hoje atua como coach do piloto Elias Azevedo na Mercedes-Benz Challenge. E também é chefe de equipe da categoria GT Sprint Race e é o piloto responsável pela equalização dos carros da categoria. Em parceria com a Sprint, André ministra o curso GT Graduation Academy, um curso de pilotagem, no qual utiliza os carros da categoria e habilitar novos pilotos para a competição. Recentemente, foi convidado a participar da categoria TCR South America, em Interlagos (SP), ao lado de Alceu Feldmann. Em 2022, André não está competindo de forma regular, pois tem se dedicado às palestras e à publicação de sua biografia, que terá lançamento de sua versão digital no dia 20 de julho. O livro físico chega às livrarias em agosto.

Síndrome de Tourette - Respaldo Legal: Em setembro de 2021 a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o projeto de lei PL 5549/2019 que institui o dia 07 de junho como o Dia Nacional da Síndrome de Tourette. Em novembro do mesmo ano, em decisão terminativa a Ementa foi aprovada por Comissão no Senado. (fonte: Agência Senado). Em 2022 foi o primeiro ano que o Brasil celebrou oficialmente o Dia Nacional de Conscientização da Tourette.

Comentários
Assista ao vídeo