Viver - Saúde

A catarata é responsável por 49% de perda de visão no Brasil

21 de Julho de 2022

O parcelamento de cirurgia de catarata chega ao mercado pela DrCash que fornece crédito a uma parcela da população que opta por serviços privados com tecnologia premium da Johnson & Johnson

Cirurgia de catarata
Crédito Sheep Comunicação - Divulgação

Três a cada quatro casos de deficiência visual no país são causados por catarata e pela falta de acesso a óculos, diz o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Os dados da pesquisa feita com base nos relatórios do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS ainda apontam que o procedimento no Brasil teve uma redução de 47,2% durante o período da pandemia.

O levantamento ainda traz o alerta, segundo o último censo do CBO, que a catarata é responsável por 49% dos casos de perda de visão no Brasil. No entanto, outro número, relatado pela entidade, indica que a catarata responde por 45% dos 33,6 milhões de casos tratáveis no mundo. Com isto, a cirurgia em casos de indicação médica torna-se uma solução para esta parcela da população.

Com base em pesquisas feitas em nove países, a catarata foi considerada a principal causa de cegueira tratável no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde. No primeiro relatório sobre visão publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas do planeta são deficientes visuais, ou seja, possuem baixa visão ou cegueira.

Diante deste quadro, a healthtec DrCash acaba de anunciar o lançamento de uma linha de crédito específica para cirurgia de catarata com tecnologia de visão de ponta da Johnson & Johnson para LIO/equipamento. Focada em atender uma parcela da população que busca tratamento de forma privada, a startup espera financiar modelos de cirurgias que não são cobertos pela saúde suplementar e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso objetivo é dar crédito acessível a pessoas que não têm crédito suficiente para fazer a cirurgia de catarata ou que não são cobertas por convênios e pelo SUS. A ideia é unir forças para dar à população o atendimento que ela merece”, afirma o CEO e cofundador da DrCash, Gabriel Meireles.

Há casos em que a cirurgia de catarata é indicada para pacientes com mais de 40 anos. No entanto, a parceria entre as empresas visa atender uma parcela dos 30% dos brasileiros acima de 60 anos que sofrem com a doença, segundo dados do levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A startup DrCash é uma plataforma que financia procedimentos médicos, estéticos, odontológicos e oftalmológicos que facilitam o dia a dia de quem deseja crédito para financiar o procedimento no segmento de saúde e bem-estar, além de oferecer uma nova forma de pagamento aos escritórios.

“Nosso serviço democratiza o acesso à saúde ao possibilitar que a população realize procedimentos e tratamentos médicos, independentemente do plano de saúde e com preços acessíveis e forma de pagamento facilitada”, afirma Lucas Hamú, cofundador do DrCash.

A cirurgia deve ser indicada clinicamente e, sobretudo, após consulta oftalmológica. O processo passa por avaliação pré e pós-operatória. No entanto, a inclusão no pacote de serviços pré-cirúrgicos dependerá de cada clínica.

A Catarata

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a literatura mostra que após os 40 anos, o olho sofre alterações naturais. As proteínas presentes nas lentes começam a oxidar, o que provoca algumas alterações na visão. A doença é definida como a presença de uma opacidade, parcial ou completa, que afeta a lente (pequena lente natural) de um ou ambos os olhos, o que afeta a qualidade da visão. Como resultado, a luz não pode passar pelos olhos corretamente. O resultado disso está na forma de imagens com pouca nitidez, borradas, esbranquiçadas e até amareladas.

Comentários
Assista ao vídeo