Viver - Saúde

Seu filho tem TDAH? Saiba o que fazer para ajudá-lo a ter mais qualidade de vida

17 de Agosto de 2022

Médica e palestrante dá dicas para criar uma rotina saudável para as crianças com o transtorno

Seu filho recebeu o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)? Saiba que você não está sozinho! Essa doença crônica atinge até 10% das crianças brasileiras, sendo mais comum em meninos. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o problema atinge em torno de 3 a 5% da população infantil do Brasil. Em geral, ele pode persistir na vida adulta.

Dra Samia Marsili, Médica e palestrante | Foto: Divulgação

 O desafio de lidar com a agitação e impulsividade de crianças com TDAH é enorme, mas não é impossível. Com algumas dicas, você pode facilitar a rotina do seu filho e amenizar as dificuldades impostas a ele.
 
Os primeiros sinais desse transtorno normalmente aparecem na fase escolar, em que a criança apresenta dificuldades de aprendizado e nos relacionamentos com outras crianças, pais e professores”, explica a médica e palestrante Samia Marsili, mãe de sete filhos, que deixou a pediatria para se dedicar integralmente à pesquisa e prática da criação dos filhos.

Há várias abordagens envolvidas no tratamento, as mais comuns são a medicação, a terapia e a mudança no estilo de vida. 
 
O ideal é que o acompanhamento seja feito por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, pediatras e psiquiatras, mas existem algumas atitudes que podem ajudar, e muito, na rotina das crianças com TDAH”, destaca.

Samia Marsili distribui dicas como essas, de forma gratuita, nas redes sociais e em uma comunidade digital que já conta com mais de 700 mil famílias. Além de assuntos como saúde e bem-estar dos pequenos, ela também aborda – e dá aulas – sobre outros temas como educação, sexualidade infantil e o vício em telas.

Dra Samia Marsili, Médica e palestrante | Foto: Divulgação

 “As crianças com TDAH precisam de regras e limites bem claros, mas é importante que os responsáveis também as respeitem. Você é o grande modelo para o seu filho. Ou seja, não faça aquilo que não queira que ele não faça”, ressalta.
 
Abaixo, algumas dicas para ajudar seu filho com TDAH a ter mais qualidade de vida:

Retire o acesso à todas telas.
 
O TDAH e a distração se relacionam com os mesmos circuitos cerebrais e várias coisas podem afetar a sua atenção, como o uso de telas, que podem influenciar, principalmente, na qualidade do sono.
 
Introduza uma rotina de sono

Coloque a criança para dormir todos os dias no mesmo horário, com a intenção de que ele durma sozinho. Quando a criança com TDAH dorme mal, apresenta ou piora sintomas de desatenção e hiperatividade.
 
Leia em voz alta para ele todos os dias

Com isso, você povoa o imaginário dele, ajudando-o a ter repertório para desenvolver suas próprias brincadeiras nos momentos necessários de ócio e a desenvolver a sua atenção.

Brinque com ele
Brincadeiras irão ajudá-lo a descobrir novas experiências.

Tenha ordem nas atividades do dia

Saber o que vai acontecer a cada momento irá reduzir a ansiedade, deixando a criança mais segura.
 
Esteja consciente que você precisa ensinar seu filho a focar no que é importante e descartar o que é supérfluo. Dessa maneira, você trabalha a atenção dele. Estimular que ele faça narrações de histórias e acontecimentos também vai auxiliar. E jamais o rotule de hiperativo ou desatento. Se fizer isso, ele tenderá a se acostumar com esse rótulo e ficará desanimado para se esforçar”, finaliza Samia Marsili.

Comentários
Assista ao vídeo