Viver - Mundo Pet

Vacinação do pet está em dia? Julho Dourado alerta sobre a importância da imunização de cães e gatos

19 de Julho de 2023

Campanha de conscientização das zoonoses e vacinação chega ao centro veterinário referência em SP, que ressalta a importância do Check-up Pet

Julho Dourado, campanha anual de conscientização pela vacinação e prevenção das zoonoses nos nossos melhores amigos, alerta os tutores em relação às principais formas de cuidar da saúde dos pets. Doenças como raiva, leptospirose, calicivirose, esporotricose felina, entre outras, podem ser evitadas ou tratadas logo nos primeiros sintomas, a fim de evitar complicações e transmissão em massa.

“O check-up periódico deve ser implantado na rotina de cuidados, pois é nesse momento que conseguimos prevenir inúmeras doenças. Além do exame clínico do médico veterinário, o exame de sangue analisa o quadro geral de saúde do pet. Com o hemograma, é possível detectar anemias; com a creatinina e ureia, pode-se analisar a função renal; e por fim, ao medir as enzimas hepáticas, examina-se se o fígado e as vesículas biliares necessitam de uma atenção especial”, ressalta Thiago Teixeiradiretor geral do Nouvet, um centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo.

Esse tema não se torna a pauta central de discussão no universo veterinário apenas no mês de julho, é um foco perene das clínicas e centros veterinários ao redor do país. O Nouvet enxerga no período uma oportunidade para enfatizar o poder do cuidado e humanização dos cães e gatos, aproveitando o mês de conscientização para incentivar os tutores a realizarem exames de rotina que podem salvar vidas.

“A ideia da campanha é exatamente atrair e mostrar para os donos de cães e gatos que uma simples ida ao veterinário pode melhorar a qualidade de vida do seu pet. O Nouvet enxerga no mês de julho uma oportunidade de incentivar os tutores a realizarem o Check-up anual nos seus melhores amigos, mostrando os benefícios que isso gera como um todo”, afirma Teixeira.

A campanha de 2023 chega em um momento em que cada vez mais cães e gatos se tornam membros das famílias. Já são mais de 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos domésticos no Brasil — considerado o terceiro maior país em população total de animais de estimação, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

“O Julho Dourado é um alerta que devemos ter ao longo de todo ano, inclusive no contato cotidiano entre pets e humanos. A prevenção é sempre o melhor remédio”, finaliza Teixeira.

Comentários
Assista ao vídeo