Viver - Saúde

Prevenir é o melhor remédio: Cirurgião Dentista Rafael Moreira destaca a importância da saúde bucal

4 de Setembro de 2023

Há muito se diz que “a saúde começa pela boca”, e a ciência respalda essa afirmação. A cavidade oral é um ecossistema complexo, e quando as doenças bucais não são tratadas adequadamente, podem servir como um reservatório de bactérias nocivas, contribuindo para o desenvolvimento de doenças sistêmicas. 

Cirurgião Dentista Rafael Moreira | Foto: Divulgação

Um exemplo notável é a conexão entre a doença periodontal e a endocardite bacteriana, uma infecção cardíaca séria que pode ser desencadeada por bactérias orais que entram na corrente sanguínea. Isso ressalta a importância de manter a saúde bucal como uma prioridade na prevenção de problemas de saúde mais amplos. 

O cirurgião dentista Dr. Rafael Moreira, com vasta experiência na área odontológica, enfatiza que, além dos sintomas desconfortáveis que frequentemente levam as pessoas ao consultório odontológico, a insatisfação com a estética dos dentes também pode ser um motivador para buscar intervenções que melhorem a saúde bucal e a aparência facial. A saúde oral é um componente vital da saúde geral da população e desempenha um papel fundamental na qualidade de vida. 

Em tempos em que o uso de máscaras faciais se tornou uma norma, a peculiaridade da máscara bucal pode criar um ambiente propício para a proliferação de microrganismos prejudiciais. Nesse contexto, a prevenção desempenha um papel fundamental. Manter uma boa higiene bucal, com ênfase em bons hábitos de escovação e visitas regulares ao dentista, é essencial para o bem-estar geral e a saúde. 

O Dr. Rafael ressalta ainda que a doença periodontal e suas ramificações, incluindo a perda dental (edentulismo), são amplamente reconhecidas como problemas de saúde pública que refletem o desafio enfrentado pelos programas de prevenção em saúde bucal. Portanto, ele enfatiza a priorização da odontologia preventiva sobre outros procedimentos, destacando a necessidade de informações embasadas na população e orientações simplificadas para efetivamente remodelar a percepção das pessoas em relação à importância da saúde bucal.

Foto: Divulgação

Além disso, o Dr. Rafael ressalta que a saúde bucal não se limita apenas à funcionalidade dos dentes, mas também tem um impacto direto na saúde física e mental. Manter uma boa saúde bucal permite realizar atividades diárias com confiança e conforto, contribuindo para uma melhor qualidade de vida em geral. 

No contexto do pré-natal, o Dr. Rafael Moreira destaca a importância de iniciar a atenção à saúde bucal assim que a gravidez for confirmada. Idealmente, um planejamento prévio à gestação, com foco na prevenção e tratamento de problemas bucais, é fundamental para uma gestação saudável, beneficiando tanto a mãe quanto o bebê. 

O trabalho do cirurgião dentista Dr. Rafael Moreira destaca a importância da saúde bucal como um pilar fundamental na prevenção de doenças sistêmicas e na promoção da qualidade de vida. Seu compromisso com a conscientização e a educação em saúde bucal visa melhorar a compreensão da população e promover a adoção de hábitos saudáveis, garantindo um futuro mais saudável para todos. 

Foto: Divulgação

Para mais informações, acompanhe o Dr. Rafael no Instagram @dr.raphaelmoreira. Se preferir, agende uma consulta em seu consultório, localizado na Rua Haddock Lobo, 846, Jardins, São Paulo, através do número (11) 96326-8546.

Comentários
Assista ao vídeo