Viver - Mundo Pet

Médica veterinária dá dicas de alimentação saudável para pets

4 de Setembro de 2023

Dra. Valéria Arouche fala sobre industrializados e dieta para os bichinhos.

Foto: Divulgação

A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde e longevidade não só dos humanos, mas também dos animais de estimação. Segundo a médica veterinária Dra. Valéria Arouche os bichinhos também demandam cuidados e podem ter uma dieta específica para as necessidades individuais e de diferentes espécies. Ela afirma que a alimentação está diretamente ligada ao tempo de vida.

"A alimentação é fundamental. Uma boa alimentação é fundamental para que o animal tenha saúde e uma sobrevida maior", ressaltou Dra. Valéria. Ela enfatizou que a ausência de uma dieta adequada pode comprometer a saúde e a expectativa de vida dos animais.

Sobre a comparação entre alimentos industrializados para pets e a alimentação humana, a veterinária afirma que eles não são nocivos. “Os alimentos industrializados, porém, quando se fala em diferença para a alimentação natural, é muito mais porque os industrializados contêm transgênicos”, destaca. Ela alertou para o potencial risco dos transgênicos, destacando que eles podem facilitar o desenvolvimento de doenças em animais geneticamente predispostos.

Dra. Valéria também discutiu a importância da alimentação personalizada para cada espécie de animal. "A alimentação deles é diferente. Porque os gatos têm algumas particularidades na questão de matéria mineral", explicou. Ela destacou que as necessidades nutricionais variam entre cães e gatos, e que as dietas devem ser ajustadas conforme as particularidades de cada espécie. "Então, a alimentação precisa ser para a espécie, específica mesmo, por conta das particularidades tanto dos cães quanto dos gatos", enfatizou a Dra. Valéria Arouche.

Entre os erros mais comuns cometidos pelos tutores na nutrição de animais de estimação está o excesso de alimentação. "Oferecer a quantidade de ração que acha que o pet está precisando. É pouca quantidade, então muitas vezes eles dão muito a mais do que o pet realmente precisa", alerta.

Ela também destacou a importância de buscar alimentos industrializados de qualidade e ressaltou os equívocos relacionados à alimentação natural caseira. “Quando a gente fala em alimentação natural, o maior erro é achar que, fazendo uma comidinha em casa, arroz, legumes e uma carne, é o suficiente. E não é. A alimentação natural tem que ser muito balanceada. E o erro mais comum que a gente vê é o tutor pegando receita na internet ou fazendo da sua cabeça achando que está balanceado”, adverte a especialista.

Quando questionada sobre quem deve prescrever a dieta do pet, a entrevistada explicou que o próprio veterinário pode fazê-lo quando não há uma doença específica no cenário. No entanto, ela destacou que para uma dieta natural, a consulta a um nutricionista é essencial para garantir a adequação às necessidades específicas do animal.

Fonte: Dra. Valéria Arouche – Veterinária | @vetarouche

Comentários
Assista ao vídeo