Viver - Saúde

Tabagismo e cigarro eletrônico ameaçam saúde pulmonar e cardíaca

4 de Setembro de 2023

Pneumologista alerta sobre riscos à saúde e tratamentos para cessação do tabagismo

Foto: Divulgação

No cenário de saúde contemporâneo, o tabagismo se destaca como um problema de repercussões devastadoras para pulmões e corações. O renomado pneumologista Dr. João Carlos de Jesus esclarece que os efeitos nocivos do cigarro vão muito além da nicotina, provocando uma inflamação que desencadeia doenças como enfisema pulmonar e bronquite crônica, que coletivamente são conhecidas como DPOC. A nicotina, por sua vez, gera dependência química, resultando em ansiedade, estresse e alterações comportamentais.

O surgimento do cigarro eletrônico, também chamado de pod, vape ou pendrive, é apresentado como uma alternativa, porém o Dr. João Carlos de Jesus ressalta que essa forma é igualmente prejudicial. Embora muitos usuários prefiram o termo "vaporizador", o calor aplicado às substâncias na essência do cigarro eletrônico libera toxinas prejudiciais, causando danos pulmonares mesmo que a fumaça seja branca. Comparado ao tabagismo passivo, o ato de fumar ativamente resulta em uma exposição ainda maior a poluentes e aumenta o risco de câncer.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco é responsável por ceifar mais de 8 milhões de vidas anualmente. No Brasil, o consumo de tabaco resulta em 161.853 mortes a cada ano, equivalendo a 443 óbitos diários. Essa situação coloca o tabagismo como o terceiro principal contribuinte para a perda de anos de vida saudável, ajustados por incapacidade.

O tratamento do tabagismo é uma batalha multidimensional, como destaca o pneumologista. Além de cuidar das doenças cardíacas e pulmonares associadas, o foco está em ajudar os indivíduos a superar a fissura e os episódios de abstinência. Estratégias medicamentosas e reposição de nicotina são empregadas para aliviar o desconforto da abstinência e facilitar a jornada rumo à cessação. Após um mês sem fumar, a dependência da nicotina se dissipa, mas lidar com os hábitos, a saúde geral e o bem-estar continua sendo um desafio.

Em última análise, a abordagem do Dr. João Carlos de Jesus reforça que o tratamento do tabagismo é muito mais do que simplesmente deixar de fumar. É um processo abrangente que visa transformar hábitos, melhorar a qualidade de vida e preservar a saúde a longo prazo. A conscientização sobre os riscos do tabagismo, combinada com tratamentos eficazes, pode ajudar a construir um futuro mais saudável para os fumantes em busca de uma vida livre do cigarro.

Fonte: Dr. João Carlos de Jesus – Pneumologista

Site: www.drjoaocarlospneumo.com.br

Comentários
Assista ao vídeo