Viver - Saúde

Harmonização facial: especialista desmistifica procedimento

29 de Setembro de 2023

Biomédica Dra. Luciana Ribeiro critica exageros e explica cuidados.

Foto: Divulgação

Em tempos de muita exposição às redes sociais, a procura por procedimentos da chamada harmonização facial tem crescido bastante, especialmente com a adesão de diversas celebridades e influenciadores digitais. Mas a Dra. Luciana Ribeiro, biomédica especialista no assunto, alerta para os cuidados em torno dessas intervenções para que o resultado seja satisfatório e, de fato, harmonioso.

Ela enfatizou a importância de escolher profissionais qualificados. “É preciso escolher um bom profissional, conhecer suas habilidades e realizar uma avaliação antes do procedimento. O paciente deve ter segurança para refinar o resultado posteriormente e respeitar o intervalo entre as aplicações. Acompanhamento constante pelo profissional é essencial, pelo menos a cada três meses, para revisar o processo”, explica.

Para isso é muito importante a escolha de um bom profissional, conhecer a formação, a reputação e estrutura do local a ser realizado o procedimento. Os profissionais aptos a realizá-los são médicos, dentistas, biomédicos, biólogos, farmacêuticos e enfermeiros com formação ou especialização em saúde estética.

Esse cuidado é fundamental, pois nem todos os procedimentos que compõem a chamada harmonização facial são reversíveis. “A tendência preocupante é deixar os rostos extremamente volumosos e desarmônicos. O resultado pode ser uma desarmonização facial, o oposto do desejado. Deve-se buscar pequenas mudanças que promovam alterações sutis e favoráveis, preservando a identidade do paciente. A falta de conhecimento e cautela pode levar a resultados excessivos e artificiais”, alerta a Dra. Luciana Ribeiro.

Por essência, a harmonização facial é um conjunto de procedimentos que corrigem ângulos do rosto, suavizam linhas de expressão e realçam traços, proporcionando uma aparência mais jovem. Os procedimentos visam melhorar lábios, nariz, olheiras e contorno facial, muitas vezes utilizando aparelhos em associação com substâncias injetáveis.“É crucial que os pacientes entendam o que é a harmonização facial, seus riscos e os cuidados pós-procedimento. Manter uma rotina de cuidados com a pele é igualmente importante para manter a pele saudável e jovem”, garante a especialista.

Manter aí uma rotina de skin care adequada ao seu tipo de pele: as limpezas constantes com gel ou sabonete; esfoliar a pele pelo menos uma vez ou a cada 15 dias, dependendo da pele; usar antioxidante, hidratante, protetor solar; e também associar bom colágeno, porque todos nós precisamos tomar colágeno após seus 25, 30 anos”, conclui a Dra. Luciana.

Comentários
Assista ao vídeo