Viver - Saúde

Acompanhamento médico do coração é fundamental para salvar vidas

29 de Setembro de 2023

Cardiologista Dra. Alessandra Gazola dá dicas para prevenir cardiopatias

Foto: Divulgação

O recente transplante cardíaco do apresentador de TV Fausto Silva trouxe não apenas o debate sobre a doação de órgãos, mas também destacou a importância dos cuidados preventivos com o coração. Segundo a cardiologista Dra.  Alessandra Gazola, acompanhamento médico, atividade física e alimentação saudável são fundamentais para a saúde cardíaca.

Diversos sintomas podem indicar problemas cardíacos e, com o diagnóstico e tratamento, evitar complicações. Cansaço, fadiga, indisposição e redução da diurese são indicadores, segundo ela, que devem ser prontamente reconhecidos para buscar avaliação médica e intervenção precoce.

Segundo a especialista, existem pessoas mais propensas a desenvolver cardiopatias. “Os fatores de risco são as doenças pré-existentes como pressão alta, diabetes, obesidade, miocardite, que é a inflamação do músculo do coração, uso de drogas, etilismo, entre outras”, destaca a Dra. Alessandra Gazola.

A médica cardiologista ressalta que o acompanhamento médico é fundamental para determinar um diagnóstico preciso e estabelecer o tratamento mais adequado. Além disso, as consultas regulares proporcionam orientações essenciais, cuidados com a hidratação, fortalecimento do sistema imunológico e a administração consistente de medicamentos.

A Dra. Alessandra reforça também que o cuidado deve começar ainda na infância. “Prevenção é o melhor caminho para ter e manter um coração saudável. Tendo medidas preventivas com orientação, boa alimentação e atividade física regular, pode-se evitar a doença em um estágio avançado, evitando assim uma necessidade de transplante no futuro”, conclui.

Comentários
Assista ao vídeo