Viver - Mundo Pet

Pets também demandam cuidados em dias muito quentes

4 de Outubro de 2023

Veterinária Dra. Valéria Arouche dá dicas para manter os bichos saudáveis no calor.

Foto: Divulgação

Com a chegada da Primavera e a frequência de dias mais quentes, é importante que tutores de animais de estimação fiquem atentos às necessidades dos bichinhos nessas condições. A médica veterinária Dra. Valéria Arouche destaca a importância de precauções simples para o bem-estar dos pets.

Um dos principais alertas da especialista é sobre os horários adequados para passeios com cães, especialmente em dias quentes. “É necessário ter cuidado com os horários que passeiam com os cães na rua, lembrando que a pata deles fica em contato direto com o chão quente. Então, isso pode ocasionar muitas queimaduras no coxim, que é aquela almofadinha que tem na patinha do cachorro”, explica.

Outro risco em dias muito quentes é que os animais desenvolvam hipertermia, ou seja, temperaturas acima do normal. A Dra. Valéria sugere estratégias simples para manter os pets frescos e hidratados. “É bom sempre deixar água fresca disponível para o cão e o gato e pode colocar gelo na água que ajuda a refrescar também. Os potes de alumínio e de cerâmica mantém a água mais fresca também”, sugere.

Outra maneira de refrescar os bichinhos é fazer gelos com frutas. “Faz na forminha de gelo mesmo, uma água com gostinho de fruta, põe ali pra congelar e aí tira o cubinho de gelo e dá pro pet pra ele ir lambendo, ele vai se refrescando e vai brincando ali com o gelinho”, recomenda a veterinária.

Ambientes frescos são cruciais, especialmente para cães braquicefálicos, como Bulldogs, Pugs e Boxers, que possuem focinhos curtos e têm maior dificuldade em dissipar o calor. A Dra. Valéria adverte que a hipertermia, se não tratada, pode ser fatal, enfatizando a importância de ventiladores ou mesmo ar-condicionado para garantir um ambiente seguro.

Contrariando a ideia comum, a Dra. Valéria Arouche desaconselha tosar completamente cães de pelo longo durante os dias quentes. “Pode aparar com a tesoura, mas não deve passar a máquina. A gente tem aquela impressão de que tem muito pelo, tá com muito calor, e quer tosar. O pelo funciona como isolante térmico, então não deve ser tosado totalmente o cão de pelo longo”, esclarece a especialista.

A veterinária destaca também que a quantidade de banhos não precisa ser alterada. Seguindo essas dicas simples pode ajudar a garantir que os bichos de estimação desfrutem de dias quentes com saúde e conforto.

Comentários
Assista ao vídeo