Viver - Saúde

A relação entre esclerose múltipla e a visão

4 de Outubro de 2023

Oftalmologista apresenta sintomas e tratamentos para a doença

A esclerose múltipla é uma condição neurológica complexa que afeta principalmente o sistema nervoso central, incluindo o cérebro e a medula espinhal. Segundo o Dr. Marcelo Brito, médico oftalmologista, entre os diversos sintomas que podem surgir, um dos mais notáveis é a baixa súbita da visão, muitas vezes acompanhada de alterações no campo visual. “A ligação entre a esclerose múltipla e a visão é crucial para o diagnóstico e manejo da doença, já que a perda de visão muitas vezes é um dos primeiros sinais de alerta”.

De acordo com o oftalmologista, as mais afetadas por essa doença são mulheres jovens. “Embora a esclerose múltipla possa atingir pessoas de qualquer idade e gênero, as mulheres jovens parecem estar mais suscetíveis a experienciar os sintomas visuais iniciais".

O diagnóstico precoce da esclerose múltipla é crucial para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Exames neurológicos e oftalmológicos detalhados, juntamente com testes de imagem, auxiliam os médicos a confirmar o diagnóstico.

O tratamento da esclerose múltipla envolve abordagens multidisciplinares para controlar os sintomas, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Terapias medicamentosas são prescritas para reduzir a inflamação e minimizar as reações autoimunes que causam danos à mielina. Além disso, terapias de suporte, como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, podem auxiliar na reabilitação e na gestão dos sintomas.

Fonte:

Marcelo Brito

Médico Oftalmologista

CRM: 18871/RQE:415

Instagram: @dr.marcelobrito

Comentários
Assista ao vídeo