Colaboradores - Tô Na Fama

Deputado Federal Euclydes Pettersen apoia em MG o projeto +Pecuária Brasil

6 de Outubro de 2023

Iniciativa consolidada em todo Brasil, já alcançou mais de 370 municípios mineiros e recebe o apoio do deputado para sua expansão por todo o estado

Foto: Divulgação

O projeto +Pecuária Brasil, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), tem se destacado como uma iniciativa de sucesso que está revolucionando a pecuária familiar em todo o Brasil. Em parceria com a renomada Alta Genetics, líder na América Latina em genética animal de alta qualidade, esse programa tem recebido o forte apoio do Deputado Federal Euclydes Pettersen (Republicanos), que se tornou um defensor da causa.

Atualmente, mais de 370 cidades mineiras já aderiram ao programa, que tem como principal objetivo investir no melhoramento genético do rebanho bovino dos pecuaristas familiares, trazendo uma série de benefícios significativos para o setor agropecuário.

Desde o seu lançamento, o programa já se expandiu para os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, contando com a adesão de 3,5 mil municípios em todo o país. Ele tem demonstrado ser fundamental para a prenhez e qualidade do rebanho, além de impulsionar o crescimento da produção de gado, tanto de corte quanto de leite, contribuindo também para o aumento da renda nas propriedades rurais.

O Deputado Federal Euclydes Pettersen enfatiza que as pautas relacionadas ao setor do agronegócio, seja na agricultura ou na pecuária, têm recebido atenção especial durante seu mandato. O parlamentar, que está sempre em busca de ações que promovam melhorias nas cidades mineiras, destaca que o setor é um dos que mais contribui para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, respondendo por mais de 20% da soma de todas as riquezas produzidas, o equivalente a um quinto de todos os empregos.

"Qualquer iniciativa que gere riqueza para os municípios e para o país conta com o apoio do meu mandato. Através desse programa, a pecuária agrofamiliar brasileira está passando por uma transformação significativa. O desenvolvimento de rebanhos de alta qualidade em todo o país tem impulsionado a renda de milhares de produtores e melhorado as condições socioeconômicas de centenas de municípios mineiros e de todo o Brasil", disse Euclydes Pettersen.

​Pettersen relata que buscará a adesão de outras cidades mineiras ao programa, ampliando as oportunidades para mais municípios do estado.
"Sou um deputado municipalista e estou constantemente visitando diferentes localidades em Minas Gerais para ouvir as demandas e buscar as melhores oportunidades para cada uma delas. Como apoiador desta iniciativa, vou continuar atuando como intermediário entre os municípios e o programa +Pecuária Brasil, com o objetivo de apresentar o programa e garantir a participação de um número ainda maior de cidades", afirmou o deputado federal.
 
+Pecuária Brasil

A iniciativa +Pecuária Brasil estabelece uma parceria estratégica com a Alta Genetics, uma empresa de renome internacional na área de inseminação artificial, fornecedora de sêmen de touros comprovadamente superiores. A equipe técnica altamente experiente da CONAFER atua diretamente nas propriedades dos produtores, seguindo um calendário de visitas, inseminações e acompanhamento da gestação até a confirmação da prenhez dos animais. Todo o processo é conduzido com base em rigorosos protocolos internacionais para assegurar a eficácia das ações realizadas.

Além disso, o programa oferece uma série de vantagens para o setor agropecuário, promovendo melhorias na qualidade genética dos rebanhos bovinos dos pecuaristas familiares. Através da utilização de sêmen de touros com comprovada superioridade genética e de alta qualidade, o programa busca aprimorar as características dos animais. Isso resulta em animais com maior ganho de peso, resistência a doenças e qualidade aprimorada da carne ou do leite, o que, por sua vez, aumenta a produtividade, uma vez que animais com características superiores tendem a produzir mais carne ou leite.

Adicionalmente, a melhoria da genética do rebanho também se traduz em uma redução nos custos de produção, uma vez que animais mais saudáveis e eficientes demandam menos tratamentos veterinários e menor quantidade de alimentação. Esse aspecto resulta em uma economia financeira significativa.

Por fim, a participação no programa +Pecuária Brasil valoriza os produtores familiares, tornando seus produtos mais competitivos no mercado. Isso fortalece as condições econômicas e sociais desses agricultores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.

Comentários
Assista ao vídeo