Informes - Canal Jurídico

STF recebe lançamento de livro com participação de Dias Toffoli

6 de Dezembro de 2023

Coletânea reúne artigos de juristas sobre temas como tutela de animais, herança digital e direito ao esquecimento

Ministro Dias Toffoli durante sessão plenária
Créditos: Gustavo Moreno/SCO/STF

Com a coordenação de José Antonio Dias Toffoli, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Renato Kim Barbosa, Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo e Silvano Andrade do Bomfim, Doutor e Mestre em Direito, o livro Direitos da Personalidade - Reflexos nos Direitos Público e Privado será lançado em Brasília na próxima quarta-feira (13), às 18h, no STF.

Publicado pela editora Almedina Brasil, a obra trata de temas urgentes em um mundo onde as noções de privacidade, identidade e liberdade estão em constante mutação. Da tutela jurídica dos animais à herança digital, cada artigo revela uma faceta complexa e intrigante dos Direitos da Personalidade.

Reunidos para celebrar a brilhante carreira do professor Rui Geraldo Camargo Viana, referência no campo do Direito Civil, os autores lançam luz sobre uma das áreas mais intrincadas e essenciais do Direito e permitem refletir sobre as dimensões éticas e legais que permeiam a existência humana.

Serviço

  • O que: Lançamento do livro "Direitos da Personalidade - Reflexos nos Direitos Público e Privado"
  • Data: 13/12, quarta-feira, às 18h
  • Local: Supremo Tribunal Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília, DF, 70175-900

Sinopse do livro "Direitos da Personalidade - Reflexos nos Direitos Público e Privado"

Este livro reúne artigos científicos de professores, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, colegas de trabalho e ex-alunos do Professor Rui Geraldo Camargo Viana. A coletânea tem como fio condutor um dos temas de predileção do homenageado: os direitos da personalidade. Com o advento da teoria dos direitos da personalidade, a concepção jurídica tradicional - exclusivamente patrimonial, migra da categoria histórico-conceitual do 'ter' para o 'ser'. Por isso atualmente fala-se em 'repersonalização' do direito civil. Cada artigo apresentado oferece a essência do assunto eleito, sem comprometimento da qualidade jurídica. Desejamos que a obra conduza o leitor a avivadas e profundas reflexões. Esta obra mostra-se, desde já, de grande valia e de obrigatória consulta pelos estudantes de direito, pós-graduandos, magistrados, membros do ministério público, advogados, estudiosos e público em geral.

Ficha técnica

Livro: Direitos da Personalidade - Reflexos nos Direitos Público e Privado

Coordenadores: José Antonio Dias Toffoli; Renato Kim Barbosa; Silvano Andrade do Bomfim

Editora: Almedina Brasil

ISBN: 9788584936595

Páginas: 592

Formato: 23x16x3,1cm

Preço: R$ 189,00

Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Comentários
Assista ao vídeo