Cultura - Teatro

Montagem do Núcleo Experimental retrata como a morte de um dos companheiros marca o fim da relação

13 de Fevereiro de 2014

Com direção de Zé Henrique de Paula, elenco encabeçado por Clara Carvalho, Roney Facchini, Marco Antonio Pâmio e Claudio Curi e texto inédito do dramaturgo britânico Neil Bartlett em parceria com a Handspring Puppet Company, OU VOCÊ PODERIA ME BEIJAR fala sobre a difícil tarefa de um casal – lidar com a morte de um dos cônjuges depois de sessenta anos de relacionamento.

O casal em questão é vivido por seis atores em épocas diferentes: na juventude (interpretados por Thiago Carreira e Felipe Ramos), na maturidade (interpretados por Marco Antonio Pâmio e Rodrigo Caetano) e na velhice (interpretados por Claudio Curi e Roney Facchini). A atriz Clara Carvalho interpreta todas as personagens femininas dessa história centrada no amor, na passagem do tempo e nas dificuldades que um casal homossexual tem que enfrentar para construir sua vida em conjunto.

A assistência que a sociedade oferece aos idosos e os direitos civis dos homossexuais são temas permanentes neste jogo de memória, que remonta ao início de um relacionamento entre dois homens, que se conhecem na África do Sul, aos vinte anos de idade. A história salta sessenta anos para a frente, quando vemos como é que o casal, no qual um dos parceiros tem enfisema e está à beira da morte, vai encontrar uma maneira de dizer adeus.

“Numa sociedade em que cada vez mais os direitos civis dos homossexuais entram na pauta diária das discussões, cabe ao teatro, como manifestação cultural que dá voz aos anseios dos diversos grupos sociais, discutir esse assunto em profundidade”, ressalta o diretor Zé Henrique de Paula. “A peça apresenta um corte analítico nessa reflexão, especialmente vindo de um autor britânico que é homossexual e luta por esses direitos há mais de duas décadas. Além disso, os autores são inéditos no Brasil”, complementa o diretor. Vale lembrar que a peça foi escrita por Neil Bartlett em parceria com a Handspring Puppet Company (responsável pelo mega-sucesso War Horse).

Também há outro aspecto da peça muito relevante e pouco discutido artisticamente: os homossexuais e a terceira idade. Trazendo o casal de gays idosos à condição de protagonistas do drama da morte iminente, a peça abre seu leque de discussão para outros âmbitos: como é ser gay aos 80? Onde a sociedade insere o casal gay idoso? Será que ela o insere?

OU VOCÊ PODERIA ME BEIJAR é a décima-segunda produção do Núcleo Experimental a ocupar sua sede na Barra Funda, desde que foi inaugurada em março de 2012. Por lá já passaram, nesses vinte meses, entre outras, Bichado, Mormaço, Cândida, Senhora dos Afogados, Universos, No Coração do Mundo, Nossa Classe e As Troianas – Vozes da Guerra, além dos infantis Canção de Amor em Rosa, Menino Lua e Judas em Sábado de Aleluia.

 

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Neil Bartlett e Handspring Puppet Company

Tradução e Adaptação: Thiago Ledier

Direção: Zé Henrique de Paula

Preparação de atores: Inês Aranha

Assistente de direção: Thiago Ledier

Trilha Original e Preparação Vocal: Fernanda Maia

Piano: Fernanda Maia e Rafa Miranda

Cenário e Figurinos: Zé Henrique de Paula

Assistente de cenário e figurino: Cy Teixeira

Iluminação: Fran Barros

Video e Design gráfico: Herbert Bianchi

Fotos: Ronaldo Gutierrez

Coordenação de produção: Claudia Miranda

Produção executiva: Priscilla Oliva

Assessoria de Imprensa: Patricia Pichamone

Projeto Escola: Alexandre Meirelles

 

Comentários
Assista ao vídeo