Viver - Saúde

Os cuidados com a saúde para encarar a maratona de carnaval

10 de Fevereiro de 2024

Fisiologista do exercício traz dicas para quem deseja aproveitar blocos e desfiles

Chegou a hora de colocar o bloco na rua! Com o carnaval tem quem esteja com o cronograma em mãos para curtir a folia ou acompanhar a maratona de desfiles das escolas de samba. Mas para além da diversão, é necessário se atentar aos cuidados com a saúde, para que as horas investidas na festa não se tornem um problema imediato após os blocos, eventos e momentos de lazer. Mestre em Fisiologia do Exercício pela UNESP, Bianca Vilela explica que a alimentação e a hidratação, são vitais para que o folião consiga aproveitar com maior qualidade os dias de festa.

"Elas fazem parte do repertório obrigatório para quem quer estar numa boa nesses dias. Mesmo para quem se empolga e emenda uma programação na outra, é importante garantir que se coma alimentos confiáveis, sabendo de onde eles vêm e evitando contaminações, além de evitar molhos, coisas muito condimentadas e investindo bastante na proteína, que melhora a resistência do corpo. Bananas são grandes aliadas neste percurso, além das barras de cereal e proteína, que devem ser consumidas junto aos carboidratos, dando energia e mantendo a saúde dos músculos", detalha.

Outro alerta da especialista é em relação ao álcool, que diante de dias muito quentes, pode provocar a desidratação. "Minha dica é usar uma medida que possa nortear esse consumo e equilibrar as coisas. Por exemplo: a cada lata de cerveja, três copos de água. Um truque que pode ajudar é: leve na sua pochete um potinho pequeno com sal e açúcar. Basta colocar uma pitadinha na água e temos um excelente isotônico natural, que auxilia na energia e vitalidade para a festa", conta.

Nos pés, Bianca recomenda que sejam adotados calçados confortáveis, para evitar lesões ortopédicas. "Evitem sapatos altos e escolham modelos que tragam estabilidade. Nunca optem por calçados novos, que podem trazer algum desconforto e potencializar problemas nos pés", pontua.

Comentários
Assista ao vídeo