Informes - Canal Jurídico

Eduardo Campadeli, especialista em planejamento sucessório, ajuda a proteger o legado das famílias

29 de Fevereiro de 2024

Estratégias personalizadas preparam herdeiros e perpetuam o patrimônio por gerações

Eduardo Campadeli, advogado especialista em holding familiar e planejamento sucessório | Foto: Divulgação

Passar o bastão empresarial para a próxima geração requer cuidado e planejamento. O advogado Eduardo Campadeli, especialista em holding familiar e planejamento sucessório, assessora famílias empreendedoras neste processo delicado.

Natural de Lavras (MG), Campadeli se formou em Direito e fez pós-graduação focada em holding familiar, instituto que ajuda a proteger o patrimônio e evitar conflitos entre herdeiros.

Em 2022, o advogado mineiro recebeu o prêmio Top Of Quality Brasil, em reconhecimento por sua excelência e qualidade na assessoria jurídica para planejamento sucessório. O prêmio consagra seu nome como referência no tema.

Cuidados com o legado empresarial

Segundo Campadeli, a maioria dos fundadores deseja que seu legado continue prosperando por gerações. Porém, é preciso cuidado para garantir a longevidade do negócio.

Ao longo de minha carreira, vi muitos exemplos de empresas familiares que chegaram ao fim após a morte dos fundadores por falta de planejamento”, conta o advogado.

Ele explica que conflitos entre herdeiros, falta de preparo dos sucessores e divisão de patrimônio são alguns dos principais riscos para a continuidade do legado empresarial.

Muitas vezes, os fundadores estão tão imersos no dia a dia que acabam não dedicando tempo para estruturar o futuro do negócio e da família”, analisa.

Mas como proteger o patrimônio e o negócio?

Campadeli utiliza ferramentas personalizadas para cada empresa familiar, como protocolo de família, holding, governança corporativa, fundo de investimento e planejamento tributário.

O protocolo de família estabelece regras para harmonia familiar e continuidade do negócio. Já a holding concentra o patrimônio em uma empresa controladora.

A holding mantém o controle familiar, mas traz profissionalização da gestão. O fundo diversifica investimentos. E o planejamento tributário otimiza a sucessão”, detalha.

Outra estratégia é segmentar o patrimônio em diferentes veículos, como uma gestora de participações societárias, uma empresa de imóveis e um family office para gestão de investimentos pessoais.

Tudo de forma personalizada, avaliando as particularidades de cada família e de cada negócio.

Eduardo Campadeli, advogado especialista em holding familiar e planejamento sucessório | Foto: Divulgação

Preparando os sucessores

Além de proteger o patrimônio, é preciso preparar os sucessores para assumir a liderança. Campadeli recomenda envolvê-los desde cedo no negócio, com mentoria dos fundadores.

Os sucessores precisam entender os desafios da empresa e se preparar para dar continuidade ao legado”, afirma.

Outra dica é desenvolver as habilidades de liderança e gestão de cada herdeiro, de acordo com suas características individuais. Assim, eles estarão aptos para assumir o comando no futuro.

O especialista também sugere criar um conselho familiar, envolvendo sucessores e membros mais velhos da família. O conselho discute temas estratégicos e serve como ambiente de aprendizado.

"É essencial alinhar as expectativas de todas as gerações para uma sucessão harmônica", destaca.

Planejamento é a chave do sucesso

Campadeli alerta que o planejamento sucessório deve começar o quanto antes. “Quanto mais cedo, mais chance de sucesso”, afirma.

O advogado reforça que o planejamento sucessório bem feito é o que mantém o legado vivo, os herdeiros unidos e o patrimônio protegido. É investir no futuro das próximas gerações.

As famílias empreendedoras precisam começar agora a estruturar a transição, para garantir que seu legado continue prosperando”, conclui.

 

Conheça o trabalho do especialista no site ou Instagram @eduardocampadeli.

Comentários
Assista ao vídeo